Contributo Penitencial 2011
Este amor ou tem expressões práticas, concretas, ou não existe. Uma delas é a do contributo penitencial a que somos convidados, principalmente durante a Quaresma, o tempo de preparação para a Páscoa da Ressurreição. Damos do que faz parte da nossa vida, para ajudarmos outros a viver, como e com Cristo, que deu a vida por todos, para que todos tenham a vida e a tenham em abundância (Jo 10, 10).
Para este ano, e após consulta do Conselho Presbiteral, tomei a decisão de destinar o nosso contributo penitencial, em partes iguais, para três fins: a nível diocesano, para um fundo de apoio a comunidades cristãs que estão a construir igrejas; a nível nacional, para o Fundo Social Solidário da responsabilidade da Conferência Episcopal Portuguesa; a nível internacional, para ajudar jovens carenciados a participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid.
Sejamos generosos. Quanto mais dermos da nossa vida, maior será a que recebemos – como Cristo que, pela total oferta da sua vida, alcançou a glória da ressurreição.
Viana do Castelo, 3 de Março de 2011
† Anacleto Oliveira
