Diocese de Viana do Castelo •

Igreja Católica no Alto Minho

Nomeações Sacerdotais Outubro 2019

Dispensas


- O Rev. Pe Arcélio José Pereira de Sousa é dispensado do ofício de vice-presidente do Instituto Católico de Viana do Castelo, mantendo os ofícios que lhe estão confiados.

- O Rev.
Pe Armando Rodrigues Dias é dispensado de Reitor do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

- O Rev.
Pe Armandino Vilaça de Almeida é dispensado da paroquialidade de Divino Salvador de Estorãos, Arciprestado de Ponte de Lima.

- O Rev.
Pe Pablo Adriano Brito Pereira de Lima é dispensado da paroquialidade de Sta Eulália de Vila de Punhe, Arciprestado de Viana do Castelo, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

- O Rev.
Mons. Sebastião Pires Ferreira é dispensado da paroquialidade de S. Nicolau de Mazarefes, Arciprestado de Viana do Castelo, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

- O Rev.
Pe Tomás Caridade Vieira é dispensado da paroquialidade de Santa Maria de Ardegão e de S. Julião de Freixo, Arciprestado de Ponte de Lima.




Nomeações


- O Rev. Pe Albino da Conceição Fernandes Fonseca - dispensado da paroquialidade de S. João Batista de Nogueira, S. Miguel de Vilar de Murteda e S. Lourenço da Montaria, Arciprestado de Viana do Castelo - é nomeado Reitor do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Monte de Santa Luzia.

- O Rev.
Pe Agostinho de Araújo Pinto de Barros é nomeado pároco de S. Pedro de Calvelo, Arciprestado de Ponte de Lima, em acumulação com as outras paróquias que lhe estão confiadas.

- O Rev.
Pe Cláudio Filipe Nobre Belo, deixando o título de Administrador Paroquial, é nomeado pároco de S. Tiago de Poiares e de Sta. Maria de Ardegão, Arciprestado de Ponte de Lima, em acumulação com as outras paróquias que lhe estão confiadas.

- O Rev.
Pe Daniel Jorge da Silva Rodrigues - até agora pároco de Sta. Eulália de Lanheses e de S. Paio de Meixedo - e o Rev. Pe Vítor Miguel Rodrigues Gonçalves Rocha- dispensado de vigário paroquial de Sta Maria Maior - são nomeados párocos in solidum das paróquias de Sta. Eulália de Lanheses, S. Paio de Meixedo, S. João Batista de Nogueira, S. Miguel de Vilar de Murteda e S. Lourenço da Montaria, Arciprestado de Viana do Castelo, sendo moderador o Pe Daniel Jorge da Silva Rodrigues, mantendo os outros ofícios que lhes estão confiados.

- O Rev.
Pe Joel Gomes de Brito – dispensado da paroquialidade de N. Srª da Expectação de Álvora e Stº André de Portela, Arciprestado de Arcos de Valdevez - é nomeado pároco de Sta. Marinha de Padornelo, S. Pedro de Parada e S. Paio de Moselos, Arciprestado de Paredes de Coura, acumulando com as paróquias de N. Sra. da Natividade de Extremo e Sta. Maria das Neves de Padroso, Arciprestado de Arcos de Valdevez.

- O Rev.
Pe Jorge Manuel Silva Ramos e o Rev. Pe Rogério Fernandes Rodrigues – até agora, respectivamente, pároco e vigário paroquial das paróquias a seguir referidas – são nomeados párocos in solidum das paróquias de S. Miguel do Bárrio, S. Tiago de Brandara, S.ta Eufémia de Calheiros, S. Tiago de Cepões, S. Cristóvão de Labruja, S.ta Maria de Labrujó, Divino Salvador de Rendufe e S. João Batista de Vilar do Monte, Arciprestado de Ponte de Lima, sendo moderador o Pe Jorge Manuel Silva Ramos.

- O Rev.
Pe José Álvaro Aguiar Correia de Sá - dispensado da paroquialidade de S. Pedro de Calvelo, Arciprestado de Ponte de Lima - é nomeado pároco de S. Julião de Freixo, Arciprestado de Ponte de Lima, em acumulação com as outras paróquias que lhe estão confiadas.

- O Rev.
Pe. José Alves de Brito é nomeado pároco de N. Srª da Expectação de Álvora e Stº André de Portela, Arciprestado de Arcos de Valdevez.

- O Rev.
Pe José Aventino Amorim de Freitas e o Rev. Pe Bruno Manuel Gonçalves Barbosa - até agora, respectivamente, pároco e vigário paroquial das paróquias a seguir referidas -são nomeados párocos in solidum de Stº André de Guilhadeses, S. João Batista de Sistelo, S. Pedro de Sá, Stª Maria de Vilela, S. Cosme e S. Damião, Divino Salvador Arcos de Valdevez, S. Paio Arcos de Valdevez, S. Vicente de Giela e Stª Comba de Vila Fonche, sendo moderador o Pe José Aventino Amorim de Freitas.

- O Rev.
Mons. José Fernando Caldas Esteves - dispensado da paroquialidade de Divino Salvador de Gandra, Sta Marinha de Taião, S. Félix de Sanfins, S. Tiago de Boivão e S. Cristóvão de Gondomil, no Arciprestado de Valença -, o Rev. Pe José Domingos Leal Meira da Rocha - dispensado da paroquialidade de Sta Marinha de Padornelo, S. Pedro de Parada e S. Paio de Moselos, Arciprestado de Paredes de Coura – e o Rev. Pe Xavier Amado Fernandes Moreira - dispensado da paroquialidade de S. Tiago de Castelo do Neiva e de Administrador paroquial de S. Sebastião de Darque, Arciprestado de Viana do Castelo - são nomeados párocos in solidum de S. Tiago de Castelo do Neiva, S. Sebastião de Darque, S.Nicolau de Mazarefes e Sta Eulália de Vila de Punhe, Arciprestado de Viana do Castelo, sendo moderador Mons. José Fernando Caldas Esteves, mantendo os outros ofícios que lhes estão confiados.

- O Rev.
P. José Luís de Sousa Ribeiro é nomeado pároco de Divino Salvador de Estorãos, Arciprestado de Ponte de Lima, em acumulação com as outras paróquias que lhe estão confiadas.

- O Rev.
Pe Manuel Joaquim Rodrigues Pinto é nomeado pároco de S. Martinho de Lanhelas, Sta. Eulália de Vilar de Mouros e S. Pedro de Seixas, Arciprestado de Caminha.

- O Rev.
Pe Ricardo José Carreira Esteves - dispensado da paroquialidade de S. Martinho de Lanhelas, Sta. Eulália de Vilar de Mouros e S. Pedro de Seixas, Arciprestado de Caminha - é nomeado pároco de Divino Salvador de Gandra, Sta Marinha de Taião, S. Félix de Sanfins, S. Tiago de Boivão e S. Cristóvão de Gondomil, Arciprestado de Valença,

- O Rev.
Pe Vítor Miguel Rodrigues Gonçalves Rocha é nomeado vice-presidente do Instituto Católico de Viana do Castelo.


Diocese de Viana do Castelo – Cúria Diocesana, 18 de Outubro (Festa de São Lucas) de 2019
+ D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo

Mensagem para a vivência da Páscoa

EVANGELIZA! – É o lema que, na Diocese de Viana do Castelo, nos guia no ano pastoral em curso, o segundo celebrativo do quadragésimo aniversário da sua criação. O lema é, simultaneamente, um imperativo pessoal e um indicativo comunitário: somos e seremos Diocese, na medida em que realmente “somos Igreja que evangeliza”; sinta-se, para isso, cada um de nós, seus membros, interpelado: “Evangeliza!”.

VER MAIS…

Nomeação Janeiro 2019

DOM ANACLETO CORDEIRO GONÇALVES DE OLIVEIRA
Bispo de Viana do Castelo


PROVISÃO


Fazemos saber que, tendo o Reverendo Padre João Paulo Torres Vieira ter deixado os ofícios a ele confiados no Arciprestado de Melgaço e assumido novos ofícios no Arciprestado de Ponte de Lima, por Nós designados, e encontrando-se, por isso, vacante o cargo de Arcipreste nesse Arciprestado de Melgaço, e
Após consulta prévia a todos os clérigos com missão canónica na área da própria circunscrição arciprestal em que exercem o seu ministério, em conformidade com o Cân. 553 § 2 do Código de Direito Canónico e com os Artigos 9º e 10º do Capítulo II do Estatuto do Arciprestado, Arciprestes e Colégio de Arciprestes;
Aguardando o assumir dos deveres e o uso dos direitos que constam do ordenamento jurídico-pastoral do Código de Direito Canónico (Cân. 555) e do supramencionado Estatuto;
Havemos por bem nomear como Arcipreste de Melgaço, para completar o quinquénio, a terminar em 31 de Dezembro de 2021, o Reverendo Presbítero:

Padre Raul de Oliveira Fernandes………………. Arcipreste de Melgaço.

Esta Nossa Provisão, depois de publicada, será arquivada na Cúria Diocesana. Dela serão tiradas cópias autenticadas que servirão de título ao Reverendo Arcipreste.

Viana do Castelo, Cúria Diocesana, 09 de Janeiro de 2019.

D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira
Bispo de Viana do Castelo


E eu, Chanceler da Cúria Diocesana, a subscrevi.
P. Dr. Daniel Jorge da Silva Rodrigues

Nomeações Outubro 2018

Rev. Pe. António Fernandes, dispensado, por razões de saúde, da paroquialidade de São Miguel de Fontoura, São Julião da Silva e Santa Maria da Silva, no Arciprestado de Valença;
Rev. Pe. Alfredo Rodrigues Martins, nomeado Pároco de São Miguel de Fontoura, São Julião da Silva e Santa Maria da Silva, no Arciprestado de Valença;
Rev. Pe. João Martinho Rodrigues Amorim, nomeado Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, no Arciprestado de Viana do Castelo, na qualidade de Representante da Equipa Formadora do Seminário Diocesano e dando sempre prioridade a esta;
Rev. Pe. Ricardo Miguel Araújo Barbosa, nomeado Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Arciprestado de Viana do Castelo, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados;
Rev. Pe. Manuel Domingues, nomeado Assistente Diocesano do Movimento Esperança e Vida (MEV);
Rev. Pe. José Domingos de Oliveira Gomes, Rev. Pe. João Paulo Torres Vieira, Rev. Pe. José Domingos Leal Meira da Rocha, Rev. Pe. Joel Martinho Domingues Rodrigues, Rev. Pe. Bruno Manuel Gonçalves Barbosa, nomeados membros da Equipa da Vigararia do Clero, depois de apresentados pelo Rev. Pe. Armando Rodrigues Dias, Vigário Episcopal para o Clero.

Nomeações de Secretariados
Secretariado Diocesano da Pastoral da Família
Casal Responsável: Júlia Paula Pires Pereira da Costa e Rui Matos da Costa;
Assistente: Monsenhor José Fernando Caldas Esteves;
Equipa: Regina Arieira Ruivo e Adelino Oliveira Lopes,
Teresa Presa Passos e Paulo Rafael Passos,
Isabel Cândida Ferreira Lima Rodrigues e Amâncio Cruz Rodrigues,
Pe. Vítor Miguel Rodrigues Gonçalves Rocha;
Diretor do CPM (Centro de Preparação para o Matrimónio): Pe. Manuel de Almeida e Sousa.

Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde
José Miguel da Silva Lopes – Médico Coordenador da Equipa de Cuidados Paliativos da ULSAM;
Andreia da Encarnação Correia Ramos Bompastor Ferreira – Médica na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Vila Nova de Cerveira;
Susana dos Santos Lourenço Mendes – Enfermeira da Equipa de Cuidados Paliativos da ULSAM;
Irene Maria Antunes Alves Amaral – Enfermeira Chefe do Serviço de Medicina no Hospital de Santa Luzia;
Ana Rute Fonte Pinto – Enfermeira na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Vila Nova de Cerveira;
Sílvia Maria Rocha de Magalhães – Assistente Social da Equipa de Cuidados Paliativos da ULSAM;
Pe. Fábio Jorge Araújo de Carvalho – Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde e Assistente Diocesano da Pastoral da Saúde.

Agradecemos a quantos são dispensados dos serviços que têm prestado a generosidade e dedicação com que os realizaram e àqueles(as) que assumem novos serviços a disponibilidade com que os aceitaram.



Viana do Castelo, 03 de Outubro de 2018,

† Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira,
Bispo de Viana do Castelo

Nomeações Sacerdotais Julho 2018

- O Rev. Pe. Arcélio José Pereira de Sousa é dispensado da paroquialidade de Divino Salvador de Gandra, Santa Marinha de Taião, São Félix de Sanfins, São Tiago de Boivão e São Cristóvão de Gondomil, no Arciprestado de Valença e nomeado Pároco “In Solidum”, na condição de moderador, das Paróquias de São Martinho de Alvaredo, Santa Maria Madalena de Chaviães, São Martinho de Cristoval, Santa Maria de Fiães, Santa Maria de Paços, São Tiago de Penso, Santa Marinha de Rouças, São João Batista de Remoães, São Lourenço de Prado, Santa Maria da Porta de Melgaço, no Arciprestado de Melgaço, juntamente com o Rev. Pe. Carlos Alberto da Cruz Faria Martins que de Vigário Paroquial passará a Pároco “In Solidum” das mesmas paróquias.

- O Rev. Pe. Armando Rodrigues Dias é nomeado Vigário Episcopal para o Clero, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

- O Rev. Pe. Christopher Vaz de Sousa é dispensado da Equipa Formadora do Seminário Diocesano Frei Bartolomeu dos Mártires e nomeado Pároco de Santa Marta de Portuzelo, no Arciprestado de Viana do Castelo.

- O Rev. Pe. Fábio Jorge Araújo Carvalho é dispensado de Vigário Paroquial das Paróquias de São Pedro de Barroselas e Nossa Senhora da Expectação de Carvoeiro, no Arciprestado de Viana do Castelo e nomeado Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

- O Rev. Pe. João Paulo Torres Vieira é dispensado da paroquialidade de São Martinho de Alvaredo, Santa Maria Madalena de Chaviães, São Martinho de Cristoval, Santa Maria de Fiães, Santa Maria de Paços, São Tiago de Penso, Santa Marinha de Rouças, São João Batista de Remoães, São Lourenço de Prado, Santa Maria da Porta de Melgaço, no Arciprestado de Melgaço e nomeado Pároco de Santa Maria de Refóios do Lima, Santa Marinha de Arcozelo, Divino Salvador de Bertiandos, Santa Maria de Sá e São Silvestre de Santa Comba, no Arciprestado de Ponte de Lima, em colaboração com o Rev. Pe. Luís Armando Barroso Martins, na condição de Vigário Paroquial.

- O Rev. Pe. José Castro de Oliveira, da Congregação do Espírito Santo, é dispensado de Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde, por decisão do Padre Provincial da mesma Congregação.

- O Rev. Pe. José Domingos de Oliveira Gomes é dispensado da paroquialidade de São Pedro de Barroselas e Nossa Senhora da Expectação de Carvoeiro, no Arciprestado de Viana do Castelo, e nomeado Reitor do Seminário Diocesano Frei Bartolomeu dos Mártires, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados. Constituirão equipa de formação do Seminário, com o Reitor, o Rev. Pe. Renato Filipe da Silva Oliveira e o Rev. Pe. João Martinho Rodrigues Amorim.

- O Rev. Mons. José Fernando Caldas Esteves é nomeado Pároco de Divino Salvador de Gandra, Santa Marinha de Taião, São Félix de Sanfins, São Tiago de Boivão e São Cristóvão de Gondomil, no Arciprestado de Valença, e Director do Secretariado Diocesano da Pastoral da Família.

- O Rev. Pe. Manuel Joaquim Rodrigues Pinto é dispensado da paroquialidade de São Sebastião de Darque, no Arciprestado de Viana do Castelo, para prosseguir os estudos em Direito Canónico, grau de doutoramento, na Pontifícia Universidade de Salamanca.

- O Rev. Pe. Manuel de Passos da Silva é dispensado da paroquialidade de Santa Maria de Refóios do Lima, Santa Marinha de Arcozelo, Divino Salvador de Bertiandos, Santa Maria de Sá e São Silvestre de Santa Comba, no Arciprestado de Ponte de Lima, e nomeado Pároco de São Pedro de Barroselas e Nossa Senhora da Expectação de Carvoeiro, no Arciprestado de Viana do Castelo.

- O Rev. Pe. Ricardo José Vieira Correia é dispensado de Reitor do Seminário Diocesano Frei Bartolomeu dos Mártires, para prosseguir estudos em Teologia Dogmática, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

- O Rev. Pe. Ricardo Miguel Araújo Barbosa é dispensado da paroquialidade de Santa Maria de Refóios do Lima, Santa Marinha de Arcozelo, Divino Salvador de Bertiandos, Santa Maria de Sá e São Silvestre de Santa Comba, no Arciprestado de Ponte de Lima, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

- O Rev. Pe. Valdemiro Barreiros Domingues é dispensado, a seu pedido, por motivos de saúde, da paroquialidade de Santa Marta de Portuzelo, no Arciprestado de Viana do Castelo.

- O Rev. Pe. Vasco António da Cruz Gonçalves é nomeado Diretor do Secretariado Diocesano da Catequese, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

- O Rev. Pe. Xavier Amado Fernandes Moreira é dispensado de Diretor do Secretariado Diocesano da Catequese e nomeado Administrador Paroquial da Paróquia de São Sebastião de Darque, no Arciprestado de Viana do Castelo, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.


Agradecemos aos sacerdotes que são dispensados dos serviços que têm prestado a generosidade e dedicação com que os realizaram e àqueles que assumem novos serviços a disponibilidade com que os aceitaram.

Viana do Castelo, 22 de Julho de 2018

† Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira,
Bispo de Viana do Castelo

Nomeação Março 2018

O Padre Tiago Alexandre Rodrigues é dispensado, a seu pedido, do ofício de Capelão do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo.

O Padre Joaquim da Rocha Maciel, o.c., é nomeado Capelão do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo, nesta cidade e Diocese..

Viana do Castelo, 16 de Março de 2018.

+ D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira
Bispo de Viana do Castelo

Mensagem - Quaresma 2018

MENSAGEM PARA A VIVÊNCIA DA QUARESMA EM 2018
NA DIOCESE DE VIANA DO CASTELO

AGRADECE! – Eis a palavra de ordem para este ano pastoral em que celebramos os 40 anos da criação da nossa Diocese de Viana do Castelo. Trata-se, neste convite dirigido a cada diocesano, de algo fundamental para a comunhão que faz de todos nós uma comunidade cristã. Sem nos unirmos em ação de graças ao mesmo Deus e Pai de todos, jamais seremos Igreja.
É, aliás, desse modo que iniciamos a oração jubilar proposta para rezarmos todos os dias: “Senhor Deus, nosso Pai, damos-Te graças pelo Espírito que, por Jesus Cristo, teu Filho e Nosso Senhor, derramas sobre a Igreja.” E só depois ousamos pedir: “Olha com amor, para esta Diocese de Viana do Castelo, que celebra 40 anos de caminhada como Igreja particular.”

VER MAIS…

Nomeações: Novembro 2017

Pe António Esteves é dispensado, a seu pedido, por motivos de saúde, da paroquialidade de Stª Marinha de Rouças e S. Paio de Melgaço, Arciprestado de Melgaço.

Pe Manuel Domingues é dispensado, a seu pedido, por motivos de saúde, da paroquialidade de Stª Maria Madalena de Chaviães, S. Martinho de Cristoval, Stª Maria de Fiães e Stª Maria de Paços, Arciprestado de Melgaço.

Pe João Paulo Torres Vieira é nomeado pároco de S. Martinho de Alvaredo, Stª Maria Madalena de Chaviães, S. Martinho de Cristoval, Stª Maria de Fiães, Stª Marinha de Rouças e Stª Maria de Paços, Arciprestado de Melgaço, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Carlos Alberto da Cruz Faria Martins
é dispensado de vigário paroquial das paróquias de S. Miguel do Bárrio, S. Tiago de Brandara, S.ta Eufémia de Calheiros, S. Tiago de Cepões, S. Cristóvão de Labruja, S.ta Maria de Labrujó, Divino Salvador de Rendufe e S. João Batista de Vilar do Monte, Arciprestado de Ponte de Lima e nomeado vigário paroquial das paróquias de S. Martinho de Alvaredo, Stª Maria Madalena de Chaviães, S. Martinho de Cristoval, Stª Maria de Fiães, Stª Maria de Paços, S. Tiago de Penso, Stª Marinha de Rouças, S. João Batista de Remoães, S. Lourenço de Prado, Stª Maria da Porta de Melgaço, Arciprestado de Melgaço.


Pe. Rogério Fernandes Rodrigues
é nomeado vigário paroquial das paróquias de S. Miguel do Bárrio, S. Tiago de Brandara, S.ta Eufémia de Calheiros, S. Tiago de Cepões, S. Cristóvão de Labruja, S.ta Maria de Labrujó, Divino Salvador de Rendufe e S. João Batista de Vilar do Monte, Arciprestado de Ponte de Lima.

Pe César Manuel Araújo Maciel e Pe Raúl de Oliveira Fernandes são nomeados párocos “In Solidum” das paróquias de Divino Salvador da Gavieira, incluindo a capelania do Santuário (Arcos de Valdevez), N. Srª da Visitação de Castro Laboreiro, Stª Maria de Cubalhão, S. Tomé de Cousso, N. Srª da Natividade de Gave, S. João Batista de Lamas de Mouro, S. Mamede de Parada do Monte, São Paio e Divino Salvador de Paderne, Arciprestado de Melgaço, sendo moderador o Pe Raúl de Oliveira Fernandes.


Agradecemos, aos sacerdotes que são dispensados dos serviços que têm prestado, a generosidade e dedicação com que os realizaram, e àqueles que assumem novos serviços, a disponibilidade com que os aceitaram.

Viana do Castelo, 08 de Novembro de 2017

† Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira,
Bispo de Viana do Castelo

NOTA PASTORAL SOBRE A SEMANA DA DIOCESE


1. Como há muito vem sendo habitual, iremos celebrar a Semana da Diocese naquela em que ocorre o aniversário da sua fundação a 3.11.1977. Este ano, de 2017, com especial solenidade. Completamos quarenta anos de Igreja diocesana, uma idade que, pelo significado bíblico, teológico e antropológico que expus na recente Carta Pastoral Somos Igreja que Agradece, queremos assinalar com um ano jubilar (de 03.11.2017 a 04.11.2018) e um adequado programa comemorativo.
Será um jubileu em que, como diocesanos, somos convidados a reforçar a consciência da Igreja local que formamos, a dispor-nos para enfrentar e abraçar novos desafios e oportunidades que o presente e futuro nos proporcionam e, sobretudo, a confiar-nos ao Senhor numa atitude de profunda gratidão pelos bens d’Ele recebidos e de humilde prece pelo discernimento e a coragem para, em tudo, fazermos a sua vontade.

VER MAIS…

Alocução na Benção do Mar - Romaria da Senhora da Agonia

(Após a leitura de Mc 4, 35-41)

1. Tempestades, como esta que nos acaba de ser relatada, são hoje mais raras que no tempo de Jesus; ou, seguramente, muito menos perigosas. Graças a Deus… e aos meios técnicos e de segurança que Ele, através da ciência humana, nos proporciona. Há hoje muito menos gente a morrer no mar que antigamente. Por exemplo, nas nossas descobertas marítimas.
Hoje as tempestades, as maiores e mais frequentes, acontecem em terra, incluindo o nosso País. E aí não é a água que destrói. É o fogo, que tantos males tem estado a causar entre nós.
Sim, o nosso País está a arder. Há semanas, há meses, há anos. E cada vez mais. Em 2017, que vai a pouco mais de meio, já ardeu mais do dobro da área ardida no ano passado. E isto, sem falar das pessoas mortas e das casas e outros bens destruídos. E no ano passado, se não me engano, ardeu tanta área no nosso País como nos restantes da Europa. Uma calamidade, de proporções cada vez mais alarmantes!

VER MAIS…