Diocese de Viana do Castelo •

Igreja Católica no Alto Minho

Nomeações Sacerdotais 2015

Pe. Abílio da Costa Oliveira é nomeado capelão da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Alfredo Domingues de Sousa é dispensado, a seu pedido, de Reitor do Seminário Diocesano, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. André Filipe da Costa Gonçalves é dispensado de pároco das paróquias de N. Srª da Expectação de Álvora, N. Srª da Natividade de Extremo, S.ta Maria das Neves de Padroso, S.to André de Portela, arciprestado de Arcos de Valdevez e nomeado pároco das paróquias de S. João Batista de Longos Vales, N. Srª da Natividade de Moreira, S. Martinho de Parada e S. João Batista de Portela, arciprestado de Monção e Assistente Diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos.

Pe. Arcélio José Pereira de Sousa é dispensado de Diretor do Secretariado de Liturgia, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Carlos Alberto da Cruz Faria Martins é nomeado vigário paroquial das paróquias de S. Miguel do Bárrio, S. Tiago de Brandara, S.ta Eufémia de Calheiros, S. Tiago de Cepões, S. Cristóvão de Labruja, S.ta Maria de Labrujó, Divino Salvador de Rendufe e S. João Batista de Vilar do Monte, arciprestado de Ponte de Lima.

Pe. Christopher Vaz de Sousa é nomeado director do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Eugénio José Dantas Alves de Araújo é nomeado pároco da paróquia de S. Paio de Vila Meã, arciprestado de Vila Nova de Cerveira, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Fernando dos Santos Teixeira é dispensado, por motivos de idade e saúde, de pároco das paróquias de S. Tiago de Cepões, S. Cristóvão de Labruja, S.ta Maria de Labrujó, Divino Salvador de Rendufe e S. João Batista de Vilar do Monte, arciprestado de Ponte de Lima.

Pe. Joel Gomes de Brito é nomeado pároco das paróquias de N. Srª da Expectação de Álvora, N. Srª da Natividade de Extremo, S.ta Maria das Neves de Padroso e S.to André de Portela, arciprestado de Arcos de Valdevez.

Pe. Jorge Manuel Silva Ramos é nomeado pároco das paróquias de S. Tiago de Cepões, S. Cristóvão de Labruja, S.ta Maria de Labrujó, Divino Salvador de Rendufe e S. João Batista de Vilar do Monte, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Jorge Miguel Gonçalves Esteves é dispensado de pároco da paróquia de S. Paio de Vila Meã, arciprestado de Vila Nova de Cerveira, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Manuel Costa Alves, OCD, é dispensado de capelão da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira e de vigário paroquial das paróquias de S. Cipriano de Vila Nova de Cerveira, Santa Marinha de Loivo, S. Paio de Vila Meã, S. João Batista de Reboreda e Santa Maria de Lovelhe, arciprestado de Vila Nova de Cerveira.

Pe. Manuel Joaquim Rodrigues Pinto é dispensado de pároco das paróquias de S. João Batista de Longos Vales, N. Srª da Natividade de Moreira, S. Martinho de Parada e S. João Batista de Portela, arciprestado de Monção e nomeado pároco da paróquia de S. Sebastião de Darque, arciprestado de Viana do Castelo.

Pe. Manuel Maciel Fraga
é dispensado, por motivos de saúde, de pároco da paróquia de S. Sebastião de Darque, arciprestado de Viana do Castelo e de Assistente Diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos.

Pe. Renato Filipe da Silva Oliveira é nomeado membro da Equipa Formadora do Seminário Diocesano e membro do Secretariado Diocesano da Comunicação Social.

Pe. Ricardo José Vieira Correia é dispensado de Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional e nomeado Reitor do Seminário Diocesano, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Tiago Alexandre Rodrigues é nomeado diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia e animador no campo musical das paróquias de Santa Maria Maior (Sé) e N. Srª de Monserrate (S. Domingos), mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.


Agradecemos aos sacerdotes que são dispensados dos serviços que têm prestado a generosidade e dedicação com que os realizaram, e àqueles que assumem novos serviços a disponibilidade com que os aceitaram.

Viana do Castelo, 20 de Julho de 2015

† Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo de Viana do Castelo