NOTÍCIAS

DIOCESE DE VIANA DO CASTELO

Nomeações Sacerdotais 2015

Nomeações_2015

Pe. Abílio da Costa Oliveiraé nomeado capelão da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Alfredo Domingues de Sousaé dispensado, a seu pedido, de Reitor do Seminário Diocesano, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. André Filipe da Costa Gonçalves é dispensado de pároco das paróquias de N. Srª da Expectação de Álvora, N. Srª da Natividade de Extremo, S.ta Maria das Neves de Padroso, S.to André de Portela, arciprestado de Arcos de Valdevez e nomeado pároco das paróquias de S. João Batista de Longos Vales, N. Srª da Natividade de Moreira, S. Martinho de Parada e S. João Batista de Portela, arciprestado de Monção e Assistente Diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos.

Pe. Arcélio José Pereira de Sousaé dispensado de Diretor do Secretariado de Liturgia, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Carlos Alberto da Cruz Faria Martinsé nomeado vigário paroquial das paróquias de S. Miguel do Bárrio, S. Tiago de Brandara, S.ta Eufémia de Calheiros, S. Tiago de Cepões, S. Cristóvão de Labruja, S.ta Maria de Labrujó, Divino Salvador de Rendufe e S. João Batista de Vilar do Monte, arciprestado de Ponte de Lima.

Pe. Eugénio José Dantas Alves de Araújoé nomeado pároco da paróquia de S. Paio de Vila Meã, arciprestado de Vila Nova de Cerveira, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Fernando dos Santos Teixeiraé dispensado, por motivos de idade e saúde, de pároco das paróquias de S. Tiago de Cepões, S. Cristóvão de Labruja, S.ta Maria de Labrujó, Divino Salvador de Rendufe e S. João Batista de Vilar do Monte, arciprestado de Ponte de Lima.

Pe. Joel Gomes de Brito é nomeado pároco das paróquias de N. Srª da Expectação de Álvora, N. Srª da Natividade de Extremo, S.ta Maria das Neves de Padroso e S.to André de Portela, arciprestado de Arcos de Valdevez.

Pe. Jorge Manuel Silva Ramosé nomeado pároco das paróquias de S. Tiago de Cepões, S. Cristóvão de Labruja, S.ta Maria de Labrujó, Divino Salvador de Rendufe e S. João Batista de Vilar do Monte, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Jorge Miguel Gonçalves Estevesé dispensado de pároco da paróquia de S. Paio de Vila Meã, arciprestado de Vila Nova de Cerveira, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Manuel Costa Alves, OCD, é dispensado de capelão daSanta Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira e de vigário paroquial das paróquias de S. Cipriano de Vila Nova de Cerveira, Santa Marinha de Loivo, S. Paio de Vila Meã, S. João Batista de Reboreda e Santa Maria de Lovelhe, arciprestado de Vila Nova de Cerveira.

Pe. Manuel Joaquim Rodrigues Pinto é dispensado de pároco das paróquias de S. João Batista de Longos Vales, N. Srª da Natividade de Moreira, S. Martinho de Parada e S. João Batista de Portela, arciprestado de Monção e nomeado pároco da paróquia de S. Sebastião de Darque, arciprestado de Viana do Castelo.

Pe. Manuel Maciel Fraga é dispensado, por motivos de saúde, de pároco da paróquia de S. Sebastião de Darque, arciprestado de Viana do Castelo e de Assistente Diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos.

Pe. Renato Filipe da Silva Oliveiraé nomeado membro da Equipa Formadora do Seminário Diocesano e membro do Secretariado Diocesano da Comunicação Social.

Pe. Ricardo José Vieira Correiaé nomeado Reitor do Seminário Diocesano, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Tiago Alexandre Rodriguesé nomeado Diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia e animador no campo musical das paróquias de Santa Maria Maior (Sé) e N. Srª de Monserrate (S. Domingos), mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Agradecemos aos sacerdotes que são dispensados dos serviços que têm prestado a generosidade e dedicação com que os realizaram, e àqueles que assumem novos serviços a disponibilidade com que os aceitaram.

Viana do Castelo, 20 de Julho de 2015

Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo de Viana do Castelo


Virgem Peregrina na cidade de Viana

Virgem Peregrina de Fátima
Caminhando no meio do Seu Povo, a Virgem Maria, testemunha a centralidade de Deus. Um Deus próximo, acessível e sempre a interpelar aos grandes desafios. O desafio de O conhecer verdadeiramente, de O amar e de O seguir. O desafio à contemplação do outro, do irmão. O desafio à construção, ao dar a vida, na lógica do serviço e da entrega. O desafio do conhecimento do fluir histórico como projeto de Deus no leito da verdade, do belo, do bom e do bem. E a sua tragédia na fuga ao mesmo projeto e sob o jugo do pecado, do egoísmo feroz destruidor da vida e da sua dignidade.
No acolhimento da Imagem da Virgem Peregrina o bispo de Viana do Castelo agradeceu o testemunho maravilhoso que Maria irradia pela sua vida e sua missão. Um testemunho que encontrou um eco fantástico em três crianças e que teve um alcance mundial e eclesial de grande transcendência. Um testemunho que deve encontrar em nós um eco e interpelação, traduzido em conversão, sacrifício e oração, isto é: construir segundo Deus.
Em Maria, referiu o senhor bispo, encontramos o dom maternal na beleza da vida. “Maria fala aos pequeninos. Ela se aproximou deles dizendo: “ não tenhais medo”. À maneira de Seu Filho: “ deixai vir a mim as criancinhas”, Maria, interpela a Humanidade para o acolhimento da vida. Acolhimento da Vida Divina, Deus em nós. Acolhimento da beleza da vida humana, dom maravilhoso de Deus. É preciso que todos tenhamos em nosso coração a beleza e a dignidade de cada vida humana, desde a sua conceção até ao seu findar natural. Não tenhamos medo de acolher a vida. O amor a Maria implica a nossa vida toda. Com Ela e como Ela queremos viver a proposta de Deus. Uma vida em seguimento de Cristo que se traduz numa nova maneira de ser, estar e fazer”.
Percorrendo todos os arciprestados da nossa diocese, a Virgem Peregrina volta ao coração da diocese. 
Assim a 24 de Junho, em Ano Jubilar do Beato Bartolomeu dos Mártires, pelas 21h acolhimento no Santuário de Nossa Senhora da Agonia, seguida de procissão de velas para a Igreja Paroquial de Monserrate. 
No dia 25 contará com o seguinte programa:
11h Celebração Mariana/Adoração Eucarística. 
15h - Celebração Mariana (envolvida a catequese paroquial).
17h45- Terço Meditado. 
18.30- Missa Solene de Nossa Senhora, seguida de procissão ao mar. 
Às 21h saída em procissão de velas para a paróquia de Nossa Senhora de Fátima( Igreja da Sagrada Família). 
A noite será de oração. 
Dia 26 (Igreja da Sagrada família), com o seguinte programa:
08h15- Saudação à Virgem e terço meditado. 
09h30-Eucaristia.
10h15- Oração para as crianças.
11h30-Eucaristia.
14H00-Terço meditado.
15h -Terço meditado a cargo dos idosos.
17H00-Saudação à Virgem e terço meditado. 
18h -Turno das crianças. 
19h -Eucaristia. 
21h -Breve celebração e bênção das velas. Procissão para a Sé. 22h30-23h30 Paróquias de Lanheses e Meixedo. 
A Sé permanece em oração com os grupos das Irmãs Franciscanas, Irmãs da Santa Face e Grupos do Renovamento Carismático e todas as pessoas que desejarem. 
Dia 27- Sé: 
09h -10h - Paróquia de Mazarefes. 
10h -11h paróquia de Castelo de Neiva. 
11h -Lar da Piedade. 
15h - paróquia de Serreleis. 
17h -Exposição do Santíssimo e Terço. 
18h -Eucaristia. 
21-22h Paróquias de Darque e Mujães. 
22-23h Paróquia da Meadela. 
A Sé permanece em oração com os grupos das Irmãs Franciscanas, Irmãs da Santa Face e Grupos do Renovamento Carismático e todas as pessoas que desejarem.
 Dia 28 de Junho. Sé: 
09h30- Eucaristia.
11h -Eucaristia.
14h30- Terço. 
15h30 - Concelebração Eucarística. Preside senhor Bispo da diocese D. Anacleto Cordeiro. Saída para Vila Real.

P. Armando Rodrigues Dias

______________________________________


As fotos que acompanham o texto são de © Arménio Belo

ASSEMBLEIA DIOCESANA DA L.I.A.M. EM SÃO DOMINGOS

Assembleia_Diocesana_2015
No próximo dia 31 de Maio se realizará a já tradicional Assembleia Diocesana da Liga Intensificadora da Acção Missionária (L. I. A. M.) na paróquia de Monserrate, dando assim visibilidade ao jubileu de Frei Bartolomeu dos Mártires que se celebra na nossa diocese de Viana do Castelo.

Esta assembleia iniciará com uma reflexão sobre a Vida do beato Frei Bartolomeu do Mártires. Se buscará reler a sua vida e missão numa linha de apresentar e descobrir as suas intuições missionárias para o nosso tempo. Esta reflexão está a cargo de Monsenhor Sebastião Pires Ferreira, Vigário Geral.
Findo este tempo de reflexão, se fará uma visita ao Convento de São Domingos. Este o momento será para apreciar a beleza da obra deste ‘nosso’ beato Frei Bartolomeu. Se terminará com a habitual romagem ao seu túmulo.
Pelas 12 horas, se celebrará a Santa Missa na Igreja de São Domingos em acção pela missão e por todo o trabalho desenvolvido ao longo deste ano pastoral por tantas e tantos liamistas em cada uma das suas paróquias. Por outro lado, faremos uma menção sentida por aqueles e aquelas liamistas que já nos precederam.
Haverá almoço partilhado com a costumada fraternidade que nos caracteriza no pátio do Convento. Na parte da tarde, far-se-á a avaliação das actividades e trabalhos realizados neste ano pastoral.
Se concluirá esta Assembleia Diocesana com a oração do rosário, uma vez que também este dia será o último do mês de Maio. Com Maria, a L. I. A. M. quer viver a missão com mais comunhão, mais alegria, mais entrega, para que em cada rincão da Diocese de Viana do castelo se sinta o palpitar do coração missionário.

Mensagem para a vivência da Quaresma e da Páscoa

Mensagem à Diocese de Viana do Castelo
para a vivência da Quaresma e da Páscoa em 2015

1. Na sua mensagem para a Quaresma deste ano, o Papa Francisco desafia-nos à luta contra a atitude egoísta da indiferença, que, segundo ele, “atingiu uma dimensão mundial tal que podemos falar de uma globalização da indiferença” – um mal-estar em que qualquer um de nós pode cair: “Encontrando-me relativamente confortável, esqueço-me dos que não estão bem.”
É uma luta que se enraíza na nossa fé em Deus, a fé que somos convidados a aprofundar neste tempo favorável(2 Cor 6,2) da Quaresma e da Páscoa, em que Deus nos mostra como “não Lhe é indiferente o mundo, mas ama-o até ao ponto de entregar o seu Filho pela salvação de todo o homem.”
É uma luta em que se deve envolver a toda a Igreja, consciente de que se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros(1 Cor 12, 26); as paróquias e as comunidades, nas quais Deus continua a interpelar-nos: Onde está o teu irmão? (Gn 4, 9); cada um dos cristãos, em resposta ao convite: Fortalecei os vossos corações (Tg 5,8).
É uma luta que, segundo o Papa, reverte também em favor de quem nela se envolve: “A necessidade do irmão recorda-me a fragilidade da minha vida, a minha dependência de Deus e dos irmãos”, e ajuda-me a “resistir à tentação diabólica que nos leva a crer que podemos salvar-nos e salvar o mundo sozinhos.”
É uma luta que pode ter uma das suas expressões mais concretas na “ajuda, com gestos de caridade, tanto a quem vive próximo de nós como a quem está longe (…), através de um sinal – mesmo pequeno, mas concreto – da nossa participação na humanidade que temos em comum.”

2. É nesta luta contra a indiferença que inserimos o contributo penitencial deste ano, fruto da renúncia quaresmal dos cristãos da nossa Diocese. Nesse sentido, e por sugestão do Conselho Presbiteral, será destinado, em partes iguais, para dois fins:
- O Projeto + Criança – Apoio à Rede de 25 Centros de Recuperação Nutricional da Igreja Católica na Guiné-Bissau. É um programa conduzido pela Fundação Fé e Cooperação (da Conferência Episcopal Portuguesa), em colaboração com as duas Dioceses de Guiné-Bissau, com o qual são atendidas, por ano, mais de 60.000 crianças.
- O restauro do Centro Pastoral Paulo VI, o edifício diocesano mais usado para a formação e a vivência de espiritualidade cristã e cujas obras já estão em curso.
São dois destinos que se integram no projeto pastoral em curso na nossa Diocese: a comemoração dos 500 anos do nascimento do Beato Bartolomeu dos Mártires, que tanto contribuiu e está a contribuir para o sentido de Igreja diocesana que somos; e a reflexão sobre as crianças, que somos convidados a acolher como bênção do Senhor para a família, a sociedade e a Igreja.
Procuremos responder com coragem e generosidade ao desafio que nos é lançado.

Viana do Castelo, 15 de Fevereiro de 2015 (no XXXVII Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica)


Anacleto Oliveira (Bispo de Viana do Castelo)

Calendário Diocesano do Ano Pastoral 2014/2015

Calendário Diocesano

Carta Pastoral “Os filhos são uma bênção do Senhor"

https://www.sendspace.com/file/5m4ax6


Abertura do Ano Pastoral diocesano 2014/15

Assembleia diocesana de Catequistas



Eucaristia de Encerramento do Ano Pastoral

Solene Eucaristia de Encerramento do Ano Pastoral do Renovamento Carismático Católico da Diocese de Viana do Castelo

Celebrou-se no passado dia 27 de Julho, a Solene Eucaristia de Encerramento do Ano Pastoral do Renovamento Carismático Católico da Diocese de Viana do Castelo, na Igreja da Sagrada Família, paróquia de Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo Sr. Padre Jorge Ramos – assistente espiritual do movimento na Diocese – e concelebrada pelo Sr. Padre Coutinho, pároco da paróquia.

Contamos, claro está, com a presença dos vários grupos de oração existentes na Diocese e com os elementos da comunidade, dando assim um sentido mais vivo de comunhão fraterna e de uma vontade sincera de vivência comunitária para o crescimento na fé, num mundo carente de uma verdadeira renovação espiritual. P'la Equipa Diocesana

Educação Moral e Religiosa Católica é um direito

Ver posts anteriores...
Site logo

A Fé na Praça
Abertura
abertura das aulas
Abertura do Ano da Fé
Acção Social
Acólitos
acreditar
actividades liturgico-pastorais
Adoração Eucarística
Advento
agregação de paróquias
Alminhas
Animadores Vocacionais
Aniversário
Ano da Fé
arciprestado
Arciprestado de Arcos de Valdevez
arciprestado de Caminha
arciprestado de Melgaço
Arciprestado de Monção
arciprestado de Paredes de Coura
Arciprestado de Ponte da Barca
arciprestado de Ponte de Lima
arciprestado de Valença
arciprestados
Assembleia Diocesana de Catequistas
Assembleia do Clero
Associação Guias de Portugal
Avós
Azevedo
Azulejaria
Álvaro Balsas
Banda J
Barroco
Barroselas
Beato Bartolomeu dos Mártires
Bento XVI
BentoXVI
Bênção das Grávidas
Bispo
Bispo de Orense
Bispo de Viana
Bispo do Porto
Bodas de Ouro
Bodas de Prata
Calheiros
Caminha
Capela
caridade
Caritas
Carlos Fiolhais
Carvalho da Silva
Casa Sacerdotal
Casa Sacerdotal da Diocese de Viana do Castelo
Casais
Casais de Santa Maria
Castelo de Neiva
Castro Laboreiro
Catedral
Catedral de Viana
Catequese
Catequese Familiar
Catequista
Catequistas
Cáritas
Cáritas Portuguesa
Ceia do Senhor
Celebração
Celebrações
Celebrações Arciprestais
Centenário
Centro Paroquial Social de S. Jorge
Centro Paulo VI
Centro Social e Paroquial
Centro Social e Paroquial do Vale
CEP
CGTP-IN
CLAII
Claustros S. Domingos
Clero
CMP
CNE
colóquios
Comemorações Jubilares
Concerto Solidário
Concílio Vaticano II
Conferência Vicentina
Conferências
Congregação do Espirito Santo
Conselho Presbiteral
Contributo Penitêncial
Coro
Corpo de Deus
Correlhã
Crisma
Cristo
Cruzeiros
Cultura
Cursilhos de Cristandade
D. Anacleto Oliveira
D. Manuel Clemente
Dança
Dar com alegria
Dedicação
Delegados Arciprestais
Delegados Paroquiais
Dia Cáritas
Dia do Pensamento
Dia Mundial da Paz
Diácono
Diáconos
Diocese de Viana
Diocese de Viana do Castelo
Díácono
Domingo de Ramos
Doutrina Social da Igreja
económico
Educação da Fé
Embaixador do Reino
Encontro
Encontro Diocesano
Encontro Interdiocesano
Ensino Religioso Escolar
Entrada Triunfal em Jerusalem
Ermelo
Escola de Espiritualidade e Oração
Escola de Ministérios
Escola de Musica de Sacra
Escola Monserrate
Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas
Escolas
escultura
Espectáculo
Espiritualidade
Estado Social e Sociedade Solidária
estatuto
Eugénio Fonseca
Evangelização
exposições
Externato São João Bosco
Família
Família cristã
Festa da Família

Fé na Praça
formação
Formação da fé
Formação de formadores
Forum EMRC
Forum Sacerdotal
Fórum Sacerdotal
Freguesia do Vale
Frei Bartolomeu dos Mártires
Grupo de Jovens
Grupos Paroquiais
homenagem
Idosos
Igreja
Igreja da Misericórdia
Igreja nova
Instituições Particulares de Solidariedade Social
Instituto Católico de Viana do Castelo
IPSS
Isabel Varanda
João Duque
Jornadas Teotonianas
Jovens
Jubileu
Juventude
La Voz del Desierto
Labrujó
LIAM
Liturgia
Matriz da Ponte da Barca
MEC’s
Melgaço
mensagem de Fátima
Migrantes
ministério
Ministério de Leitor
Ministérios de Leitor e Acólito
Ministros Extraordinários da Comunhão
Missa Crismal
Missa do Galo
Mon ção
Monção
Monserrate
Mosteriro
Movimento
Movimento Neocatecumenal
Música Sacra
Natal
Natal dos sós
Nichos
Nomeações sacerdotais
None
Nota Pastoral do Bispo diocesano para a vivência do Ano da Fé
Novo Ano Pastoral
Núcleo Inter-paroquial da Cáritas
Oração
Ordenação
Ordenação de diáconos
ordenação presbiteral
ordenações
Ordens Sacras
padre Torres Lima
Padres
Padroeiro
Paixão
Papa
paróquia
Paróquia de Nossa Senhora de Fátima
paróquia de Seixas
Paróquia do Senhor do Socorro
Pastoral
Pastoral da Saúde
Pastoral Juvenil
Pastoral Litúrgica
Pastoral Social
Pastoral Socio-Caritativa
Pastoral Vocacional
Patrono
Páscoa
Peregrinação
Peregrinação a Sta Luzia
pintura
Poiares
Ponte de Lima
Pontificado
presbítero
presépio
Projecto Pastoral
Protecção a idosos
qualidade
Quaresma
Ramos
Ratzinger
Reboreda
Religiosidade e Fé popular
Relíquias
Rendufe
Renovamento Carismático
reorganização pastoral
responsáveis
retiro
S. Bento de Seixas
S. João Bosco
S. João d’Arga
S. Jorge
S. Teotónio
sacerdote
sacerdotes
sacerdócio
Sacramentos
sacredotes
sagração
Sagrado Coração de Jesus
Salvador Vieira
Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo
Santa Eufémia
Santa Luzia
Santo Padre
Secretariado Diocesano da Catequese
Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar
Secretariado Diocesano da Pastoral Social
Secretariado Diocesano para a Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)
Semana Cáritas
Semana da Diocese
Semana Santa
Seminaristas
Seminário
Seminário Diocesano
Senhor do Socorro
Senhora do Minho
Seniores
serviço

Sé de Viana do Castelo
Social
Solidariedade
Sra da Agonia
Sto. Antão
Teatro Sá de Miranda
Templo do Sagrado Coração de Jesus
Templo Monumento
tomada de posse
transmissão
Tríduo Pascal
Turel
Turismo religioso
Venade
Viana
Viana do Castelo
Viana Jovem
VianaJovem
Vicentinos
vida em comunidade
Vigília
Vigília Pascal
Vila de Punhe
Vila Nova de Cerveira
Vilar do Monte
Visita Pastoral
vocações
Vocações Consagradas
YOUthTRAVEL
Zeladores do Apostolado de Oração