NOTÍCIAS

DIOCESE DE VIANA DO CASTELO

Instituto Católico lança três novas escolas



O Instituto Católico de Viana do Castelo, no qual funciona há anos a Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas que ministra o Curso Teológico-Pastoral, vai lançar três novas escolas a formação de formadores e animadores em diferentes áreas da pastoral.
No novo Ano Pastoral, entrará em funcionamento a "Escola de Ministérios", para a formação de formadores e animadores na área da liturgia, catequese e pastoral da saúde; a "Escola de Música Sacra", para a formação de directores de coro, cantores e organistas; a "Escola de Espiritualidade e Oração" para a formação de animadores de grupos de oração e o aprofundamento da espiritualidade pessoal; e o "Centro de Reflexão Pastoral" como espaço de reflexão e resposta da Igreja aos desafios do mundo actual no seu diálogo com a fé cristã.
Estruturado em três grandes áreas - formação, conservação, divulgação -, a Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas “continuará a ministrar” o curso teológico pastoral, “eventualmente re-estruturado”, na cidade de Viana do Castelo, “podendo alargar-se para outros centros, em resposta às solicitações dos leigos interessados”, referiu.
A formação a ministrar pelas novas Escolas, explicou, terá uma componente teológica e doutrinal de base, destinada a todos os participantes nos diferentes cursos, e formação específica de carácter mais técnico e pedagógico, relativa a cada Curso em particular. Tudo isto centrado num programa anual de 90 horas a realizar em sessões semanais de três horas, alternando entre a formação base e formação específica.
A formação base será ministrada, num único espaço em Ponte de Lima. A formação específica das três Escolas será distribuída por outros tantos espaços, designadamente: Música Sacra em Viana do Castelo, Ministérios em Ponte de Lima e Espiritualidade em Monção.
Esta opção, sublinhou o padre Jorge Barbosa visa "não só aproveitar e valorizar os equipamentos disponíveis, mas também conseguir maior aproximação às pessoas".
Este projecto propõe-se, entre outras finalidades, “promover a formação permanente de sacerdotes e leigos; preparar os diversos intervenientes na acção pastoral, litúrgica, cultural e social da Igreja; favorecer o diálogo entre instituições vocacionadas para a promoção da cultura na área da Diocese, nomeadamente quanto ao contributo que a fé cristã pode oferecer para a iluminação dos campos da ciência, da arte, e do saber humano”, realçou o novo presidente da instituição que conta agora com novos responsáveis nos diferentes departamentos

Conferência de Imprensa

Bispo diocesano ordena Diácono

Cáritas vai distribuir vales para alimentos frescos


A Cáritas diocesana é uma das instituições que no concelho de Viana do Castelo vai distribuir vales sociais que permitem às famílias mais carenciadas o acesso à aquisição de alimentos frescos, como carne, peixe e legumes.
Esta acção resulta de um protocolo assinado com a autarquia em que esta vai disponibilizar os vales sociais, nos valores de cinco e dez euros, e assim combater, de forma pontual, "situações de fome" que começam a ser identificadas.
O presidente da Câmara, aquando da assinatura do documento referiu ter conhecimento de"famílias que já não incluem peixe e carne nas suas dietas". Isto mostra a profundidade da crise dado que "todos pensávamos que seriam tempos difíceis, devido à crise, mas não imaginávamos que fosse assim", admitiu autarca.
"Os vales sociais, de cinco euros para as frutas e legumes e de 10 euros para a carne e peixe, serão entregues após a avaliação da situação socio-económico da família". A autarquia para esta medida disponibilizou, nesta fase, 3 mil euros para este apoio social, a gerir pelas 14 comissões sociais do concelho.
Entretanto foi criada uma "base de dados única" para permitir identificar as famílias apoiadas com géneros alimentares nas instituições do concelho.
O objectivo, esclarece a autarquia em comunicado, é "evitar duplicações e favorecer a transparência" num processo que envolve diversas instituições de solidariedade social e juntas de freguesia.
Os protocolos de apoio social que a autarquia celebrou com várias entidades do concelho ascende a mais de 57 mil euros.
Para Setembro está anunciada, junto das superfícies comerciais do concelho, uma recolha de produtos de higiene pessoal.

As necessidades são cada vez maiores
O responsável da Cáritas diocesana, entidade que além da distribuição dos vales viu renovado o apoio mensal, na ordem dos 4 mil euros, para "acudir" a cada vez mais solicitações que aumentaram cerca de 25 por cento face ao ano anterior o que provoca atrasos no processo de atendimento.
"Em cada atendimento, que acontece duas vezes por semana, recebemos cerca de 15 a 20 pessoas, por vezes mais ainda. Não estávamos habituados a ter lista de espera, mas é o que está a acontecer. Marcam e só mais de um mês depois é que podem ser recebidas, a não ser casos urgentes, porque não temos capacidade logística ou de pessoal", explicou José Machado.
No total, nos próximos seis meses, a Cáritas vai receber um apoio de 24 mil euros do município.
"Por ano, apoiamos cerca de mil famílias", explicou, mas em 2012 já estamos a apontar um acréscimo de 200 famílias. "Aparecem a pedir ajuda, cada vez mais, pessoas que viviam bem, com um certo desafogo financeiro e que fruto do desemprego passaram a ter muitas dificuldades", admitiu ainda José Machado.
Além da distribuição de géneros alimentares e roupa, o apoio da Cáritas já tem passado pela comparticipação no pagamento de rendas de casa, em caso excepcionais, até medicamentos, consultas, electricidade ou gás.

Chegou a luz à Capela de Santo Antão

Ultreia Diocesana na Sra. da Cabeça

Retiro para catequistas


O Secretariado da Catequese de Viana do Castelo, leva a efeito um retiro para catequistas nos dias 7 e 8 de Julho, Sábado e Domingo, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.
Este retiro vai ser orientado pelo Padre Nuno Ventura, do Seminário dos Passionistas de Barroselas.
As inscrições devem ser feitas no Secretariado Diocesano da Catequese, Convento de S. Domingos, pelo telefone 258824567 ou pelo Email: sdecviana@hotmail.com

Bispo iniciou Visitas Pastorais a Cerveira

Nomeação do Secretariado Diocesano de EMRC




DOM ANACLETO CORDEIRO GONÇALVES DE OLIVEIRA

Bispo de Viana do Castelo

DECRETO


Fazemos saber que, tendo em conta que o Ensino Religioso Escolar ocupa um lugar fundamental no sistema educativo e que a disciplina/cadeira da Educação Moral e Religiosa Católica é parte integrante desse sistema educativo, pois o enquadramento moral e religioso da vida é estruturante para o crescimento das crianças e dos jovens e contribui positivamente para o reforço da matriz cultural portuguesa;


Recordando que a legislação da Igreja (CDC, cân. 804 § 2) define e sintetiza o professor do Ensino Religioso numa qualidade: a “excelência” (“seja excelente pela recta doutrina, pelo testemunho cristão e pela capacidade pedagógica”);


Desejando veementemente que este sector da Pastoral Diocesana se desenvolva com persistência e eficiência;


Depois de ouvir o Conselho Episcopal, decidimos:


  1. Reconverter o até aqui denominado Departamento Diocesano do Ensino Religioso nas Escolas em Secretariado Diocesano para a Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC);

  1. Alargar o seu âmbito de acção pastoral e pedagógica para os 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário;

  1. Nomear para configurarem este Secretariado Diocesano para a Educação Moral e Religiosa Católica as seguintes pessoas:

Prof. Lígia Augusta Lopes Pereira, Directora;

Prof. Elizabete da Silva Rodrigues;
Prof. Teresa Fernanda Carvalho Viana;
Prof. Carlos Manuel Lamas Pacheco;
Pe. Manuel Alberto Domingues Lourenço, Assistente.

Notifique-se.


Viana do Castelo, 21 de Junho de 2012.



+ D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira

Bispo de Viana do Castelo

E eu, Chanceler da Cúria Diocesana, a subscrevi.


Padre Dr. Daniel Jorge da Silva Rodrigues

Vilar de Mouros recebe encontro preparatório da Assembleia Catequistas


O penúltimo encontro de preparação remota para a Assembleia Diocesana de Catequistas, que se realiza em Caminha, decorre no próximo dia 29, a partir das 21h, na comunidade de Vilar de Moura, no "Domus", edifício junto da igreja paroquial.
Destinados, primariamente, aos catequistas do arciprestado de Caminha, estes encontros estão abertos aos catequistas de toda a diocese, neste caso, até podem enviar um caso, uma situação concreta que constitua uma preocupação na relação com as crianças ou jovens dos grupos de catequese ou de jovens.
O encontro de Vilar de Mouros será um "Consultório Psico-Pedagógico" no qual um psicólogo vai ensinar a analisar e interpretar casos parecidos e a adoptar a atitude mais adequada e que melhor ajude a acolher as crianças.
Até ao próximo dia 22, todos os interessados poderão enviar para o email catequese.caminha@gmail.como caso que querem ver discutido para que o psicólogo estude todos os contributos e prepare uma resposta técnica.
Os catequistas de Caminha renovam o convite aos catequistas dos restantes arciprestado da diocese convite à participação nesta iniciativa formativa de preparação da Assembleia que tem por tema "catequista como Jesus".
Ver posts anteriores...
Site logo

A Fé na Praça
Abertura
abertura das aulas
Abertura do Ano da Fé
Acção Social
Acólitos
acreditar
actividades liturgico-pastorais
Adoração Eucarística
Advento
agregação de paróquias
Alminhas
Animadores Vocacionais
Aniversário
Ano da Fé
arciprestado
Arciprestado de Arcos de Valdevez
arciprestado de Caminha
arciprestado de Melgaço
Arciprestado de Monção
arciprestado de Paredes de Coura
Arciprestado de Ponte da Barca
arciprestado de Ponte de Lima
arciprestado de Valença
arciprestados
Assembleia Diocesana de Catequistas
Assembleia do Clero
Associação Guias de Portugal
Avós
Azevedo
Azulejaria
Álvaro Balsas
Banda J
Barroco
Barroselas
Beato Bartolomeu dos Mártires
Bento XVI
BentoXVI
Bênção das Grávidas
Bispo
Bispo de Orense
Bispo de Viana
Bispo do Porto
Bodas de Ouro
Bodas de Prata
Calheiros
Caminha
Capela
caridade
Caritas
Carlos Fiolhais
Carvalho da Silva
Casa Sacerdotal
Casa Sacerdotal da Diocese de Viana do Castelo
Casais
Casais de Santa Maria
Castelo de Neiva
Castro Laboreiro
Catedral
Catedral de Viana
Catequese
Catequese Familiar
Catequista
Catequistas
Cáritas
Cáritas Portuguesa
Ceia do Senhor
Celebração
Celebrações
Celebrações Arciprestais
Centenário
Centro Paroquial Social de S. Jorge
Centro Paulo VI
Centro Social e Paroquial
Centro Social e Paroquial do Vale
CEP
CGTP-IN
CLAII
Claustros S. Domingos
Clero
CMP
CNE
colóquios
Comemorações Jubilares
Concerto Solidário
Concílio Vaticano II
Conferência Vicentina
Conferências
Congregação do Espirito Santo
Conselho Presbiteral
Contributo Penitêncial
Coro
Corpo de Deus
Correlhã
Crisma
Cristo
Cruzeiros
Cultura
Cursilhos de Cristandade
D. Anacleto Oliveira
D. Manuel Clemente
Dança
Dar com alegria
Dedicação
Delegados Arciprestais
Delegados Paroquiais
Dia Cáritas
Dia do Pensamento
Dia Mundial da Paz
Diácono
Diáconos
Diocese de Viana
Diocese de Viana do Castelo
Díácono
Domingo de Ramos
Doutrina Social da Igreja
económico
Educação da Fé
Embaixador do Reino
Encontro
Encontro Diocesano
Encontro Interdiocesano
Ensino Religioso Escolar
Entrada Triunfal em Jerusalem
Ermelo
Escola de Espiritualidade e Oração
Escola de Ministérios
Escola de Musica de Sacra
Escola Monserrate
Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas
Escolas
escultura
Espectáculo
Espiritualidade
Estado Social e Sociedade Solidária
estatuto
Eugénio Fonseca
Evangelização
exposições
Externato São João Bosco
Família
Família cristã
Festa da Família

Fé na Praça
formação
Formação da fé
Formação de formadores
Forum EMRC
Forum Sacerdotal
Fórum Sacerdotal
Freguesia do Vale
Frei Bartolomeu dos Mártires
Grupo de Jovens
Grupos Paroquiais
homenagem
Idosos
Igreja
Igreja da Misericórdia
Igreja nova
Instituições Particulares de Solidariedade Social
Instituto Católico de Viana do Castelo
IPSS
Isabel Varanda
João Duque
Jornadas Teotonianas
Jovens
Jubileu
Juventude
La Voz del Desierto
Labrujó
LIAM
Liturgia
Matriz da Ponte da Barca
MEC’s
Melgaço
mensagem de Fátima
Migrantes
ministério
Ministério de Leitor
Ministérios de Leitor e Acólito
Ministros Extraordinários da Comunhão
Missa Crismal
Missa do Galo
Mon ção
Monção
Monserrate
Mosteriro
Movimento
Movimento Neocatecumenal
Música Sacra
Natal
Natal dos sós
Nichos
Nomeações sacerdotais
None
Nota Pastoral do Bispo diocesano para a vivência do Ano da Fé
Novo Ano Pastoral
Núcleo Inter-paroquial da Cáritas
Oração
Ordenação
Ordenação de diáconos
ordenação presbiteral
ordenações
Ordens Sacras
padre Torres Lima
Padres
Padroeiro
Paixão
Papa
paróquia
Paróquia de Nossa Senhora de Fátima
paróquia de Seixas
Paróquia do Senhor do Socorro
Pastoral
Pastoral da Saúde
Pastoral Juvenil
Pastoral Litúrgica
Pastoral Social
Pastoral Socio-Caritativa
Pastoral Vocacional
Patrono
Páscoa
Peregrinação
Peregrinação a Sta Luzia
pintura
Poiares
Ponte de Lima
Pontificado
presbítero
presépio
Projecto Pastoral
Protecção a idosos
qualidade
Quaresma
Ramos
Ratzinger
Reboreda
Religiosidade e Fé popular
Relíquias
Rendufe
Renovamento Carismático
reorganização pastoral
responsáveis
retiro
S. Bento de Seixas
S. João Bosco
S. João d’Arga
S. Jorge
S. Teotónio
sacerdote
sacerdotes
sacerdócio
Sacramentos
sacredotes
sagração
Sagrado Coração de Jesus
Salvador Vieira
Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo
Santa Eufémia
Santa Luzia
Santo Padre
Secretariado Diocesano da Catequese
Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar
Secretariado Diocesano da Pastoral Social
Secretariado Diocesano para a Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)
Semana Cáritas
Semana da Diocese
Semana Santa
Seminaristas
Seminário
Seminário Diocesano
Senhor do Socorro
Senhora do Minho
Seniores
serviço

Sé de Viana do Castelo
Social
Solidariedade
Sra da Agonia
Sto. Antão
Teatro Sá de Miranda
Templo do Sagrado Coração de Jesus
Templo Monumento
tomada de posse
transmissão
Tríduo Pascal
Turel
Turismo religioso
Venade
Viana
Viana do Castelo
Viana Jovem
VianaJovem
Vicentinos
vida em comunidade
Vigília
Vigília Pascal
Vila de Punhe
Vila Nova de Cerveira
Vilar do Monte
Visita Pastoral
vocações
Vocações Consagradas
YOUthTRAVEL
Zeladores do Apostolado de Oração