Diocese mobiliza-se para celebrar Ano da Fé
4-10-2012 08:00 AM
| Abertura do Ano da Fé, Ano da Fé, Celebrações Arciprestais, Diocese de Viana do Castelo
| Permalink
Ano Pastoral com aposta na formação da fé
28-09-2012 07:23 AM
| Ano da Fé, Bispo de Viana, Diocese de Viana, Educação da Fé, Escola de Ministérios, Escola de Musica de Sacra, Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas, Novo Ano Pastoral
| Permalink
"Esta é a nossa fé: Cristo em nós" é o lema carregado de sentido que dá mote ao novo Ano Pastoral da diocese de Viana do Castelo cuja abertura "oficial" foi feita sábado num encontro com D. Anacleto Oliveira.
O Prelado teve, assim, oportunidade para apresentar de viva voz aos responsáveis dos Secretariados, Departamentos, Movimentos, Associações e Obras de Apostolado, a Nota Pastoral que, em estreita ligação com a Carta Pastoral, vão orientar a vivência pessoal e comunitária do Ano da Fé.
A afirmação "Esta é a nossa fé", que faz parte da liturgia e é a reacção do celebrante à profissão proferida, exprime gratidão e orgulho.
D. Anacleto sublinhou que "é na formação da fé que iremos apostar", através de algumas iniciativas já programadas e outras a programar.
Os padre serão os primeiros sobre quem incidirá esta aposta, nomeadamente, através das "Jornadas de Formação Permanente", a realizar durante a Semana da Diocese e nas quais serão analisados o decreto conciliar Presbiterorum Ordinis sobre o Ministério e Vida dos Sacerdotes e outros documentos posteriores da Igreja que tratam do mesmo tema.
"Para reflectirmos sobre as incidências das directivas conciliares e pós-conciliares na vida pessoal, comunitária e pastoral dos sacerdotes na nossa Diocese, teremos dez Assembleias do Clero, uma por mês e em cada um dos Arciprestados", adiantou.
Concomitantemente, explicou, "prestaremos especial atenção à formação dos seus principais colaboradores nas três áreas da vida das comunidades paroquiais: a catequese, a liturgia e a acção socio-caritativa", através de uma oferta específica do Instituto Católico de Viana que, além da Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas, criou a Escola de Ministérios (catequéticos, litúrgicos e caritativos), a Escola de Música Sacra e a Escola de Espiritualidade.
Sendo o Catecismo da Igreja Católica um dos subsídios fundamentais, estão agendadas iniciativas para o conhecer melhor, fazer a sua leitura pessoal e em grupos, nomeadamente pelos jovens que no Youcat encontram uma versão a eles adaptada.
A formação deve levar à celebração que, na nossa diocese, tem expressão na solene abertura do Ano da Fé, dia 14 de Outubro, com uma única celebração por arciprestado, reforçando a "comunhão que a todos nos une na mesma Igreja e que tem na comunhão do Corpo e Sangue de Cristo a sua fonte principal".
O Bispo diocesano espera que, em ordem à efectiva vivência da caridade e comunhão da Igreja que formamos, todos façam um esforço, padres e fiéis-leigos, para que "seja total e definitivamente implementada na nossa Diocese a Legislação para a Administração dos Bens Temporais da Igreja".
"Procuremos, no Ano da Fé, reforçar esta unidade eclesial, na consciência de que cada um de nós é membro de uma mesma comunidade cristã, na sua Paróquia que, por sua vez, pertence a uma Diocese e esta faz parte de uma só Igreja de Jesus Cristo", exorta o Prelado.
O Vigário Geral da diocese apresentou a edição deste ano do calendário das actividades liturgico-pastorais programadas pelos diferentes organismos e sectores da pastoral diocesana.
Catequistas de Viana do Castelo em Assembleia
28-09-2012 07:19 AM
| Assembleia Diocesana de Catequistas, Bispo de Viana, Caminha, Catequistas, homenagem, ministério, serviço
| Permalink
Caminha foi palco da XXIX Assembleia Diocesana dos Catequistas de Viana do Castelo, onde afluíram cerca de 400 catequistas de toda a Diocese.
A maior representação foi do Arciprestado de Viana do Castelo com 36%, seguindo-se Ponte de Lima com 22% e Caminha com 18%, o que significa que os três Arciprestados mais representados totalizaram 76% das presenças. Arcos de Valdevez com 6%, Melgaço, Monção, Valença e Vila Nova de Cerveira com 4% cada, Paredes de Coura com 1% e uma só pessoa de Ponte da Barca, fecharam o cômputo.
O tema da Assembleia foi “Catequista como Jesus”, inspirado pelo texto do Evangelho do dia, do capítulo 9º de S. Marcos, de onde foi também retirada a mensagem central do encontro: “Quem receber uma destas crianças em Meu nome, …”. A principal intervenção foi protagonizada pelo Bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, que permaneceu com os catequistas ao longo de toda a Jornada, dirigindo-se-lhes por diversas vezes. Os catequistas tiveram, pois, a satisfação de – em momentos fortes do encontro – ouvir do seu Bispo reflexões bastante interessantes e motivadoras, o que constituiu uma excelente oportunidade de formação catequística e de enriquecimento espiritual.
Cristina Parente e Paula Dias expuseram os seus pontos de vista quanto ao que significa acolher, respectivamente, crianças e adolescentes, e conviver com eles, em duas interessantíssimas palestras que – se consolidaram algumas convicções a uns catequistas talvez mais experientes – abriram novos horizontes a outros ansiosos de aprender e descobrir.

A próxima Assembleia de Catequistas da Diocese de Viana do Castelo, a XXX, terá lugar em Melgaço, a 21 de Setembro de 2013.
Abertura do Ano Pastoral na Diocese
21-09-2012 03:53 AM
| Abertura, actividades liturgico-pastorais, Bispo de Viana, Nota Pastoral do Bispo diocesano para a vivência do Ano da Fé, Novo Ano Pastoral
| Permalink
Concerto de Música Sacra na matriz da Barca
21-09-2012 03:50 AM
| Matriz da Ponte da Barca, Música Sacra
| Permalink
Viana debate o turismo religioso e cultural em Jornadas Luso-Galaicas
21-09-2012 03:42 AM
| Diocese de Viana do Castelo, Semana Santa, Sra da Agonia, Turel, Turismo religioso
| Permalink
Samiguel de Cabaços apresentou quadros do Ano da Fé
21-09-2012 03:40 AM
| Permalink
A comunidade de Cabaços, no arciprestado de Ponte de Lima, voltou a fazer das festividades de "Samiguel" um raro momento de celebração eclesial da actualidade, aproveitando o seu ícone para realizar um apelo à celebração do Ano da Fé, que a Igreja inicia no próximo mês de Outubro.
Cada vez mais concorrido devido à beleza e arte que aquelas gentes colocam na confecção de cesto e ornamentação da toda a igreja a partir das sementes que a terra dá, o Samiguel de Cabaços de uma celebração local está a transformar-se n um evento de atracção para lá do país.
À semelhança dos anos anteriores, desfilaram os cestos com os mais variados motivos integralmente construídos com as sementes dos cereais colhidos precisamente no S. Miguele e com quadros alusivos ao Ano da Fé. O povo aproveita a ocasião para dar graças pelas colheitas alcançadas.
O Samiguel de Cabaços é, hoje, também um hino à memória das tradições agrícolas, uma vez que, simbolicamente, junto ao adro paroquial, a véspera da festa é feita com uma grande desfolhada, acompanhada pelos cantares e concertinas dos tempos de outrora, num tempo em que as espigas davam de comer a muita gente.
Para Rosário Silva, 61 anos, que participa nas festas «desde o início» quer seja a desfolhar, a cantar ou a desfilar no cortejo, esta festa é muito importante, muita rica e junta em Cabaços gente de todo o lado.
Santa Eufémia mobilizou Calheiros
21-09-2012 03:39 AM
| arciprestado de Ponte de Lima, Bispo de Orense, Bispo de Viana, Calheiros, Grupo de Jovens, Santa Eufémia
| Permalink
Relíquias de S. João Bosco em Viana
9-08-2012 07:37 AM
| Bispo de Viana, Diocese de Viana do Castelo, Externato São João Bosco, S. João Bosco
| Permalink