NOTÍCIAS

DIOCESE DE VIANA DO CASTELO

Peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus

Uma cultura facilitadora do divórcio está a destruir a família

Bênção das Pastas em Viana do Castelo



Estudantes acabam o curso entre a esperança e a preocupação


Muitas centenas de alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, oriundos da diferentes escolas distribuídas pelos distrito, concentraram-se na Senhora da Agonia para a celebração de final de curso com a bênção das pastas, iniciando-se um tempo "carregado de expectativas, de sonhos, ou, porventura até, de uma certa apreensão em relação ao porvir".
Padre Alfredo Domingues de Sousa, Director do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, que presidiu à celebração, assinalou que a bênção é um gesto de Deus, uma acção divina que imploramos para benefício próprio, neste caso para os que "alegre e entusiasticamente segurais essas pastas, símbolos de um percurso académico, de uma autêntica peregrinação que chega ao seu termo, mas símbolo também do início de uma outra etapa que agora começa, de um novo caminho que se abre: o da concretização de uma carreira profissional".
O celebrante aproveitou a ocasião para interpelar os finalistas acerca dos sinais do tempo presente, da cultura contemporânea que "está profundamente marcada por ideologias e ideais, nalguns casos de manifesto progresso, noutros de duração efémera e ferozes contrastes".
Referindo aspectos positivos como "o sentido da dignidade humana e a clarificação e defesa dos direitos humanos", "o culto da liberdade nas suas diversas expressões e a aspiração à paz, "o respeito pelas minorias e defesa dos seus direitos", "a afirmação da solidariedade, entre outros, o padre Alfredo considera legítimo "ter esperança e ser optimista". Contudo, prosseguiu, era ser "completamente irrealistas, ingénuos ou inconscientes se tentássemos esquecer, calar ou minimizar, até, alguns aspectos negativos e preocupantes que se encontram disseminados nesta nossa cultura". Criticou a preponderância "exagerada" dos critérios económicos sobre a definição das políticas, do que é político e do social, as "elevadas taxas de desemprego nunca antes vistas", o crescente "fosso entre ricos (muito ricos) e pobres (muito pobres)", "as constantes investidas contra a vida humana", muitas vezes já a partir do seu começo.
O responsável pela Pastoral Universitária disse contar a Igreja e a sociedade com todos para a "construção de uma nova civilização: a civilização da justiça, da paz, da solidariedade, numa palavra a civilização do amor!"
Terminou com uma nota de esperança: "que o dia de hoje e esta celebração com a bênção das vossas vidas e das vossas pastas seja uma afirmação da vossa fé e o augúrio de uma vida profissional realizada e feliz".

Viana Jovem juntou centenas em Caminha



No passado sábado, dia 18, realizou-se o XIII Viana Jovem, este ano em Caminha.
Contou com a presença de cerca de 300 jovens de toda a diocese que se juntaram, a partir das 14h, para a realização de um peddy-paper pela vila de Caminha, alusivo a conhecimentos sobre a localidade e sobre a vida do Beato João Paulo II.
Participaram mais de duas dezenas de grupos nesta iniciativa que animou os jovens até ao final da tarde, até à celebração da Eucaristia na Igreja Matriz de Caminha, presidida pelo Bispo D. Anacleto e animada pelo Coro Juvenil de Castelo do Neiva.
Depois do jantar partilhado entre os jovens presentes, teve lugar o espetáculo “Foi hoje…” dedicado ao Beato João Paulo II e preparado pela equipa arciprestal de Caminha e por grupos de toda a diocese.
Este espetáculo foi aberto à comunidade e teve a presença de centenas de pessoas que preencheram a bancada do pavilhão municipal de Caminha.
Este ano o encontro diocesano dos jovens teve como tema principal a mensagem escolhida para as Jornadas Mundiais da Juventude do Rio de Janeiro 2013 “Ide e fazei discípulos de todos os povos” Mt 28, 19.
A nossa diocese já conta com mais de 30 jovens inscritos nas JMJ Rio 2013 e as inscrições terminam no próximo dia 31 de Maio.  

Sacerdotes reflectiram sobre o seu estatuto económico

Igreja frontalmente contra co-adopção por homossexuais

Bispo do Porto abriu ciclo de palestras sobre arte e cultura

Equipas de Nossa Senhora peregrinam à Senhora do Minho



As Equipas de Nossa Senhora, sector de Viana do Castelo, este domingo sobem a Serra de Arga em peregrinação ao santuário de Nossa Senhora do Minho.
Os membros deste Movimento de Pastoral Familiar concentram-se, a partir das 9h, em S. Lourenço da Montaria de onde partem, às 10h, a pé rumo ao templo da Senhora do Minho, numa iniciativas que está aberta a todos os cristãos, particularmente aos casais e suas famílias.
Aquelas pessoas que se queiram associar, mas que não possam realizar a caminhada, poderão fazer o trajecto de automóvel.
Este trajecto em oração tem conclusão na nova igreja do santuário mariano cerca do meio dia.
A tarde será de convívio desfrutando das vistas largas que do alto da Chã Grande se podem contemplar sobre o vale do rio Lima, entre a vila Limiana e a foz em Viana do Castelo.
A organização sublinha que as viaturas de cada um, podem ficar em São Lourenço e depois à tarde alguém trará os condutores até as viaturas, ou então, podem levar as viaturas até ao Santuário e vir para a peregrinação de boleia com alguém da organização.

Festa Diocesana da Família em Melgaço



A Festa da Família, na diocese de Viana do Castelo realiza-se esta ano, no próximo dia 26, na vila de Melgaço, numa iniciativa do Secretariado Diocesano da Pastoral da Família que será também ocasião para criação Equipa Arciprestal da Pastoral da Família.
As actividades deste dia de festa para todos, porque "todos pertencemos a uma família", começam na Casa da Cultura de Melgaço, terminando no Convento das Carvalhiças onde D. Anacleto Oliveira preside à celebração Eucarística conclusiva.
A partir das 14h30, depois do acolhimento, o padre Vasco Gonçalves profere uma palestra acerca da problemática de "Educar para a Fé em Família".
Após esta intervenção, alguns Movimentos pastorais da e para a família intervenientes no espaço da Diocese dão se a conhecer.
A partir das 17h, os participantes realizam uma "caminhada" até ao Convento onde na Eucaristia os que celebram, ao longo de todo o ano de 2013, os seus 25, 50 ou 60 anos de casamento serão homenageados, sendo-lhe atribuída pelo Secretariado uma lembrança alusiva à data e acontecimento.
O Secretariado para poder "preparar as lembranças para os aniversariantes, e apenas para estes, agradecemos que enviem por e-mail para o Secretariado Diocesano da Pastoral da Família ou para Cúria diocesana a Ficha de inscrição.

Encontro Diocesano da LIAM


No passado dia 28 de Abril, realizou-se em Reboreda, arciprestado de Vila Nova de Cerveira) o “Encontro Diocesano da LIAM” (Liga Intensificadora da Acção Missionária), que é orientada pela Congregação Missionária do Espírito Santo.
O dia, de Domingo, principiou com a celebração da Eucaristia, na igreja paroquial plenamente cheia, presidida pelo senhor Bispo, Dom Anacleto Oliveira, que iniciou a homilia com uma pergunta: “como é que esta liga consegue intensificar a acção missionária?”. Imediatamente depois assinalou que, “a Igreja que nasceu na manifestação assombrosa da descida do Espírito Santo, se não for missionária não é Igreja.”. Posteriormente recordou à Comunidade Paroquial e a toda a Assembleia Litúrgica, que em Reboreda já houve um “momento pontual e feliz” relacionado com a Missão, que foi a partida em envio do Padre Márcio (Missionário do Espírito santo), natural de Reboreda e a trabalhar na Bolívia. Também neste momento o Pastor Diocesano explorando o termo LIAM disse que, uma liga, em Igreja, é uma “união profunda entre um conjunto de pessoas, unidas pelo amor, à medida de Cristo”. E finalizou este tempo de reflexão, partilhando: “além de comungamos o Amor, devemos sentir necessidade de O levar aos outros, atraindo mais gente, ultrapassando barreiras com um Amor sem fronteiras”.
Do momento de ofertório, no qual foram apresentados alguns símbolos relacionados com o Grupo Liam e consequentemente com a Missão, destaca-se a oferta monetária dos diversos Grupos que será enviada para a Missão Espiritana na Bolívia, em Santa cruz de la Sierra.
Seguidamente à Eucaristia e para retemperar as forças físicas, foi partilhado, na cave do Centro Paroquial, o almoço, que assim se tornou convívio entre todos os presentes.
Na parte da tarde as cerca de 120 pessoas liamistas juntaram-se no refeitório do Centro Paroquial para partilhar testemunhos e vivências, de alguns dos Grupos LIAM ou de pessoas que têm trabalhado em prol da LIAM ou da Missão. Para rezar e se deixarem desafiar, por exemplo, pelo pároco de Reboreda, Padre Jorge Esteves, a abrir o coração e a realizar pequenas palavras e pequenas obras, apresentando a genuína e airosa Missão da Igreja: Amar!
Contudo, estes encontros que são sempre festa e alegria só terminou depois da briosa actuação do Grupo de Cavaquinhos de Lovelhe, que através da música colocou todas as pessoas com sorriso contagiante nos lábios, algumas a bater palmas e outras a dançar.

Ver posts anteriores...
Site logo

A Fé na Praça
Abertura
abertura das aulas
Abertura do Ano da Fé
Acção Social
Acólitos
acreditar
actividades liturgico-pastorais
Adoração Eucarística
Advento
agregação de paróquias
Alminhas
Animadores Vocacionais
Aniversário
Ano da Fé
arciprestado
Arciprestado de Arcos de Valdevez
arciprestado de Caminha
arciprestado de Melgaço
Arciprestado de Monção
arciprestado de Paredes de Coura
Arciprestado de Ponte da Barca
arciprestado de Ponte de Lima
arciprestado de Valença
arciprestados
Assembleia Diocesana de Catequistas
Assembleia do Clero
Associação Guias de Portugal
Avós
Azevedo
Azulejaria
Álvaro Balsas
Banda J
Barroco
Barroselas
Beato Bartolomeu dos Mártires
Bento XVI
BentoXVI
Bênção das Grávidas
Bispo
Bispo de Orense
Bispo de Viana
Bispo do Porto
Bodas de Ouro
Bodas de Prata
Calheiros
Caminha
Capela
caridade
Caritas
Carlos Fiolhais
Carvalho da Silva
Casa Sacerdotal
Casa Sacerdotal da Diocese de Viana do Castelo
Casais
Casais de Santa Maria
Castelo de Neiva
Castro Laboreiro
Catedral
Catedral de Viana
Catequese
Catequese Familiar
Catequista
Catequistas
Cáritas
Cáritas Portuguesa
Ceia do Senhor
Celebração
Celebrações
Celebrações Arciprestais
Centenário
Centro Paroquial Social de S. Jorge
Centro Paulo VI
Centro Social e Paroquial
Centro Social e Paroquial do Vale
CEP
CGTP-IN
CLAII
Claustros S. Domingos
Clero
CMP
CNE
colóquios
Comemorações Jubilares
Concerto Solidário
Concílio Vaticano II
Conferência Vicentina
Conferências
Congregação do Espirito Santo
Conselho Presbiteral
Contributo Penitêncial
Coro
Corpo de Deus
Correlhã
Crisma
Cristo
Cruzeiros
Cultura
Cursilhos de Cristandade
D. Anacleto Oliveira
D. Manuel Clemente
Dança
Dar com alegria
Dedicação
Delegados Arciprestais
Delegados Paroquiais
Dia Cáritas
Dia do Pensamento
Dia Mundial da Paz
Diácono
Diáconos
Diocese de Viana
Diocese de Viana do Castelo
Díácono
Domingo de Ramos
Doutrina Social da Igreja
económico
Educação da Fé
Embaixador do Reino
Encontro
Encontro Diocesano
Encontro Interdiocesano
Ensino Religioso Escolar
Entrada Triunfal em Jerusalem
Ermelo
Escola de Espiritualidade e Oração
Escola de Ministérios
Escola de Musica de Sacra
Escola Monserrate
Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas
Escolas
escultura
Espectáculo
Espiritualidade
Estado Social e Sociedade Solidária
estatuto
Eugénio Fonseca
Evangelização
exposições
Externato São João Bosco
Família
Família cristã
Festa da Família

Fé na Praça
formação
Formação da fé
Formação de formadores
Forum EMRC
Forum Sacerdotal
Fórum Sacerdotal
Freguesia do Vale
Frei Bartolomeu dos Mártires
Grupo de Jovens
Grupos Paroquiais
homenagem
Idosos
Igreja
Igreja da Misericórdia
Igreja nova
Instituições Particulares de Solidariedade Social
Instituto Católico de Viana do Castelo
IPSS
Isabel Varanda
João Duque
Jornadas Teotonianas
Jovens
Jubileu
Juventude
La Voz del Desierto
Labrujó
LIAM
Liturgia
Matriz da Ponte da Barca
MEC’s
Melgaço
mensagem de Fátima
Migrantes
ministério
Ministério de Leitor
Ministérios de Leitor e Acólito
Ministros Extraordinários da Comunhão
Missa Crismal
Missa do Galo
Mon ção
Monção
Monserrate
Mosteriro
Movimento
Movimento Neocatecumenal
Música Sacra
Natal
Natal dos sós
Nichos
Nomeações sacerdotais
None
Nota Pastoral do Bispo diocesano para a vivência do Ano da Fé
Novo Ano Pastoral
Núcleo Inter-paroquial da Cáritas
Oração
Ordenação
Ordenação de diáconos
ordenação presbiteral
ordenações
Ordens Sacras
padre Torres Lima
Padres
Padroeiro
Paixão
Papa
paróquia
Paróquia de Nossa Senhora de Fátima
paróquia de Seixas
Paróquia do Senhor do Socorro
Pastoral
Pastoral da Saúde
Pastoral Juvenil
Pastoral Litúrgica
Pastoral Social
Pastoral Socio-Caritativa
Pastoral Vocacional
Patrono
Páscoa
Peregrinação
Peregrinação a Sta Luzia
pintura
Poiares
Ponte de Lima
Pontificado
presbítero
presépio
Projecto Pastoral
Protecção a idosos
qualidade
Quaresma
Ramos
Ratzinger
Reboreda
Religiosidade e Fé popular
Relíquias
Rendufe
Renovamento Carismático
reorganização pastoral
responsáveis
retiro
S. Bento de Seixas
S. João Bosco
S. João d’Arga
S. Jorge
S. Teotónio
sacerdote
sacerdotes
sacerdócio
Sacramentos
sacredotes
sagração
Sagrado Coração de Jesus
Salvador Vieira
Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo
Santa Eufémia
Santa Luzia
Santo Padre
Secretariado Diocesano da Catequese
Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar
Secretariado Diocesano da Pastoral Social
Secretariado Diocesano para a Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)
Semana Cáritas
Semana da Diocese
Semana Santa
Seminaristas
Seminário
Seminário Diocesano
Senhor do Socorro
Senhora do Minho
Seniores
serviço

Sé de Viana do Castelo
Social
Solidariedade
Sra da Agonia
Sto. Antão
Teatro Sá de Miranda
Templo do Sagrado Coração de Jesus
Templo Monumento
tomada de posse
transmissão
Tríduo Pascal
Turel
Turismo religioso
Venade
Viana
Viana do Castelo
Viana Jovem
VianaJovem
Vicentinos
vida em comunidade
Vigília
Vigília Pascal
Vila de Punhe
Vila Nova de Cerveira
Vilar do Monte
Visita Pastoral
vocações
Vocações Consagradas
YOUthTRAVEL
Zeladores do Apostolado de Oração