“A Cruz de Cristo é a verdadeira sabedoria”

Encontro Arciprestal do Clero A Igreja Paroquial de S. Salvador da Torre (Arciprestado de Viana do Castelo) recebeu o Encontro Arciprestal do Clero de Viana do Castelo, que contou com a presença do Bispo Diocesano. D. João Lavrador salientou a importância do amor “infinito”.

Na celebração em memória de S. João da Cruz, D. João Lavrador lembrou que é “uma oportunidade única”, mas que, “por vezes”, é “difícil” encontrá-la. “Aquilo que une, de alguma maneira, a primeira leitura e o Evangelho é o progredir na comunhão do outro. Isto é, esmiuçar a partir desta comunhão com Deus e os irmãos. Deste amor que recebemos na fonte, que é Deus. Um amor infinito, do qual penetramos para ver, a partir Dele, essa inteligência que Ele nos dá”, afirmou, frisando que o amor “envolve, humaniza e dá orientação”. 

O Bispo Diocesano apelou ainda à “consciência” dos sacerdotes sobre o que estão a construir. “É através dos leigos que temos de projetar e construir. É através deles que podemos mostrar o poder do amor, que é tão sublime e, ao mesmo tempo, frágil”, defendeu, reiterando que quem vive em Cristo “sente uma força que ninguém consegue tirar”. “A figura de S. João da Cruz está muito ligada a todo este sentido da presença de Deus, sem nunca duvidar disso. Ele sabe que esta sabedoria, que brota do amor, é tão singela e manifesta todo o seu poder. Ele tem consciência que a Cruz de Cristo é a verdadeira sabedoria”, acrescentou, terminando: “Precisamos de ter um comportamento e uma experiência profunda de encontro com a verdadeira sabedoria, que é Jesus Cristo Ressuscitado. Ele é sinal evidente do amor profundo.”