Bispo da Diocese

D. João Evangelista Pimentel Lavrador nasceu a 18 de fevereiro de 1956, em Seixo, concelho de Mira, diocese de Coimbra.

Após a ordenação sacerdotal em Coimbra, a 14 de junho de 1981, foi colocando como vice-pároco na paróquia de Pombal onde se dedicou especialmente à pastoral juvenil.

Em 1984, trabalhando no Secretariado Diocesano da pastoral Juvenil, revela-se um valioso colaborador do Bispo.

Em 1986 integra o Conselho presbiteral sendo escolhido para Secretário.

Em setembro de 1988 vai para Salamanca obtendo aí a Licenciatura em teologia Dogmática.

Em 24 de setembro de 1991 é nomeado Reitor do Seminário de Coimbra terminando, em 1993, o Doutoramento.

Em 21 de setembro de 1997 passa a exercer o cargo de Pró-Vigário geral da Diocese, e é designado membro do Conselho Episcopal e seu Secretário.

Em 19 de outubro de 1998 é nomeado Diretor do Instituto Universitário Justiça e Paz e coordenador da pastoral universitária de Coimbra.

Em 11 de agosto de 1999 é nomeado Cónego do Capítulo da Catedral e Capelão do Carmelo de Coimbra. Entretanto, a Conferência Episcopal Portuguesa designa-o Secretário da Comissão Episcopal da Cultura, dos Bens Culturais e das Comunicações Sociais.

Em 7 de maio de 2008 é nomeado Bispo Titular de Luperciana e Auxiliar do Porto.

Em 29 de setembro de 2015 é nomeado Bispo de Angra.

Desde 2017 é Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, dos Bens Culturais e das Comunicações Sociais.

Foi nomeado Bispo de Viana do Castelo a 21 de setembro de 2021, Festa litúrgica de S. Mateus.