Sobre Nós

Criada a 3 de novembro de 1977, pelo Papa Paulo VI, através da Constituição Apostólica Ad aptiorem populi Dei, com “o intuito de mais vantagem proporcionar ao povo de Deus e de forma melhor atender às necessidades que cada dia se tornam maiores”, a Diocese de Viana do Castelo abrange, geograficamente, 10 Arciprestados – Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira – na região do Alto-Minho, no norte de Portugal.

A criação da Diocese culminou um longo processo, cujas primeiras raízes se encontram já em 1545 quando, pela primeira vez, foi feito à Santa Sé um pedido nesse sentido. Deste modo, o processo despertou, de novo, em 1918 e, mais tarde, em 1926, e só retomado nos anos 40 do séc. XX, assumindo uma dimensão mais larga com a formação de comissões a nível dos concelhos. A questão foi, posteriormente, relançada 20 anos depois, em 1964, atravessando, em seguida, os anos 70.

Assim sendo, a Diocese de Viana do Castelo foi-se edificando, ano após anos, como uma Igreja aberta ao mar, contornada pelo curso misterioso dos rios, amparada pelos relevos íngremes de serras e montanhas, espaços onde se espelham e emergem rostos sorridentes, laboriosos e acolheres.