Ano Pastoral 2023/2024 com os olhos no 50º aniversário da Diocese de Viana do Castelo

O Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, presidiu à sessão de apresentação da mensagem e do calendário diocesano para o Ano Pastoral 2023/2024. Sob o mote “Comunidade de Discípulos Missionários”, a iniciativa decorreu no Centro Paulo VI, em Darque, e ficou marcada pela tomada de posse do novo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil.

Abertura do Ano Pastoral 2023/2024Na sua intervenção, o prelado apelou à participação de todos nos eventos diocesanos, uma vez que “são igreja em comunhão”. “É uma no singular importância. Vai ser um ano difícil porque temos de abrir caminho para o jubileu, em 2027, da diocese. Vamos começar a preparar os três anos que antecedem. Sob o tema “Uma igreja de todos para todos”, 2024 será o primeiro ano de preparação para o futuro da igreja diocesana, onde a comunidade diocesana (todos) têm um papel importante”, afirmou, salientando que será “um momento celebrativo” mas, sobretudo, “um tempo de renovar e transformar”.

D. João Lavrador avançou ainda que 2024 ficará marcado pelo início das formações para os diáconos permanentes com “cerca de 20 candidatos” e para os catequistas serem instituídos. “Estamos num tempo crucial e único como são todos os momentos em que somos chamados a encetar uma nova etapa no mundo novo”, apelou, enaltecendo a vida pastoral em conjunto. “Espero que fiquemos na história por aqueles que fizeram tudo por tudo para responder ao mundo de hoje”, acrescentou.

Este ano, os objetivos são “preparar o jubileu diocesano, continuar a promoção dos ministérios ordenados e laicais nas comunidades cristãs, verbalizar os Conselhos Paroquiais e Pastorais, elaborar uma proposta de formação cristã diocesana que responda a todos os diocesanos, realizar a jornada de formação teológica e pastoral sobre a eclesiologia debatendo-se sobre o Vaticano II nos gestos do Papa Francisco e aproveitar o impulso da Jornada Mundial da Juventude com a mobilização de jovens e animadores”.

Reportagem completa na edição 21-09-2023 do NdV