Agenda
Arciprestado de Arcos de Valdevez acolhe iniciativa da Red Week 2025 pela liberdade religiosa
A Fundação AIS (Ajuda à Igreja que Sofre) e a Diocese de Viana do Castelo promovem, a 19 de novembro, no Arciprestado de Arcos de Valdevez, a “Noite das Testemunhas”, integrada na Red Week 2025 (Semana Vermelha, em inglês), que pretende alertar para a falta de liberdade religiosa em várias regiões do mundo.
O encontro terá início pelas 18h00, no Centro Paroquial de Arcos de Valdevez, com a apresentação do “Relatório 2025: Liberdade Religiosa no Mundo”, documento que, há 25 anos, analisa a situação da liberdade religiosa em 196 países.
O relatório, elaborado pela Fundação AIS, documenta “restrições e perseguições motivadas por extremismo religioso, regimes autoritários e nacionalismo etno-religioso”, denunciando as ameaças que comprometem “a dignidade humana, a paz e a liberdade”. “Embora a Fundação AIS seja uma instituição católica, o relatório aborda todas as comunidades, porque se a liberdade religiosa é negada a um único grupo, já não existe verdadeira liberdade religiosa para ninguém”, lê-se no site da Fundação.
Durante o evento, será apresentado o testemunho do Pe. Hugo Aluízio, Pároco de Alepo (Síria), sobre “o que significa viver a fé num cenário de violência e de enorme pobreza”.
A noite encerrará com a celebração da Eucaristia, às 19h00, na igreja matriz de Arcos de Valdevez, presidida por D. João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo.
A Red Week, promovida internacionalmente pela Fundação AIS, consiste na iluminação de igrejas e monumentos em vermelho “como símbolo do sangue derramado por causa da fé” e como “gesto de solidariedade com os cristãos perseguidos”.