Arciprestado de Valença acolheu VI Viana em Família

O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar de Viana do Castelo promoveu, no passado dia 18, em conjunto com a equipa Arciprestal de Valença, o VI Viana em Família. A iniciativa decorreu no Santuário da Senhora da Cabeça.

VI Viana em FamíliaO dia iniciou-se com o acolhimento às famílias, que ao chegarem colocavam num coração (que nos acolhe), fitas de cores diferentes que representavam as diversas famílias do arciprestado ali presentes.

Ao mesmo tempo que a equipa de animação cantava, as famílias podiam tirar uma foto de recordação com uma moldura construída para o efeito. O programa contou ainda com um momento musical protagonizado por jovens da academia de música de Valença.

Sob o tema “Família: uma vocação?”, seguiu-se uma mesa redonda constituída por casais, jovens noivos, avós, jovem viúvo, representantes dos vários Arciprestados e movimentos da Diocese, que deixaram o seu testemunho e que, em conjunto e em diálogo com a assembleia, refletiram sobre o tema.

Ainda de manhã, decorreu a eucaristia, que foi presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador e que contou com a participação de vários sacerdotes dos diferentes Arciprestados.

No cortejo de entrada, participaram casais dos diversos Arciprestados assinalados com símbolos do VI viana em Família.

Na homilia, D. João Lavrador agradeceu o trabalho da Pastoral Familiar, realçando a importância da família na Diocese, na sociedade e no mundo.

O Bispo afirmou que “a família é berço de valores e educação, onde também se transmite a fé”.  “A família é uma vocação para o amor e a santidade”, salientou, acrescentando que é também “semente de vocações”.

O momento alto da eucaristia foi a entrega das bênçãos jubilares aos casais que celebravam os seus aniversários matrimoniais (1, 5, 25, 50 e 60 anos).

A tarde iniciou-se com um almoço partilhado sendo que, nas várias tendas, havia à disposição muita oferta de bebidas e comidas.

Já com a presença do sol, com muita alegria e boa disposição, o público e o júri assistiram aos jogos “famílias sem fonteiras”, promovidos pelas equipas arciprestais, onde participaram casais de toda a Diocese. Todos os participantes receberam como prémio simbólico uma sagrada família.

O evento contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, vereadores e representante da União de Freguesias Valença, Cristelo-Côvo e Arão, aquém se agradeceu de forma pública e incondicional todo o apoio concedido.

Foram entregues, pela equipa Arciprestal de Valença, algumas lembranças às entidades e aos presentes que simbolizaram esse agradecimento.

O dia terminou com um momento musical a cargo do cantor Nuno Louro. “Apesar da meteorologia, o VI Viana em família foi um sucesso e dinamizou a rede da pastoral familiar da nossa Diocese. Muitíssimo obrigado às equipas arciprestais e movimentos e, em particular, à equipa de Valença pelo belíssimo trabalho de preparação e organização. Que deus abençoe com frutos espirituais a vossa dedicação”, concluiu o Mons. Fernando Caldas, Vigário-geral e diretor da Pastoral Familiar.

O VII Viana em Família vai realizar-se em Paredes de Coura.