Arciprestado de Viana do Castelo promove catequeses batismais

Cerca de meia centena de pessoas participou no primeiro encontro de catequeses batismais. A iniciativa é promovida pelo Arciprestado de Viana do Castelo e visa "preparar pais e padrinhos para o Batismo”, com origem nas diferentes Paróquias do Arciprestado.

BatizadoOs encontros realizam-se uma vez por mês nas Paróquias e Meadela e de Vila de Punhe. "Dividimos o Arciprestado de acordo com as margens do Rio Lima para chegarmos a todas as Paróquias”, explicou o Pe. Paulo Alves, que é o responsável pelos encontros na Paróquia de Meadela.

Segundo o jovem padre, as catequeses batismais “têm em vista a preparação doutrinal e espiritual” de pais e padrinhos de crianças que irão ser batizadas em 2023. “O encontro superou as expectativas ao nível da participação, porque não é uma altura de muitos batizados”, confidenciou, salientando: “Em primeiro lugar, queremos ajudar os pais e padrinhos a redescobrir a sua missão enquanto batizados, porque sabemos que muitos deles batizam os seus filhos por uma questão de tradição ou social e, por isso, pretendemos ir mais longe, explicando a sua importância nas suas vidas – a descoberta de Jesus Cristo.”

Em Vila de Punhe, a responsável pela formação é uma leiga. “A Marie é catequista de adultos e já fazia formações na nossa Paróquia”, disse o Pe. Domingos Meira, Pároco, desejando o dobro da participação no próximo encontro, que está marcado para dia 11 de fevereiro.