Arcos de Valdevez acolhe encontro formativo para grupos corais

| Tempo de leitura: 2 min

No próximo dia 28 de novembro, às 21h00, a Igreja Matriz de Arcos de Valdevez será o palco de um momento formativo destinado aos Grupos Corais do Arciprestado, sob o tema “Em todo o tempo e lugar: Dialogar entre gestos, tangeres e olhares”.

A iniciativa pretende criar "um espaço de reflexão e partilha entre os diversos protagonistas do ministério musical", explorando "a relação entre tradição e inovação, profano e sagrado, sensibilidade e formação".

Com uma abordagem "dinâmica e interativa", o encontro procurará "valorizar a herança musical da Igreja", sem deixar de lado a necessidade de uma expressão renovada, fiel à liturgia e sensível às comunidades cristãs de hoje. “A música, quando bem integrada na celebração, torna-se um verdadeiro serviço à fé e à beleza”, sublinha a organização, destacando a importância de unir arte, espiritualidade e comunhão.

A sessão contará com a presença do Maestro Nuno Miguel de Almeida, natural do Porto e maestro titular da Schola Cantorum Colegiada de Cedofeita e do ensemble Moços do Coro.

O momento formativo destina-se especialmente a diretores de coro, organistas e salmistas, mas está aberto a todos os fiéis que, de diferentes formas, servem a liturgia através da música.