Arcos de Valdevez promove formação para agentes pastorais

| Tempo de leitura: 2 min

O Arciprestado de Arcos de Valdevez vai organizar, no dia 25 de maio, uma formação dirigida aos agentes pastorais. A iniciativa decorrerá entre as 15h e as 17h30, no Consistório do concelho.

Formação Agentes Pastorais, Arcos de Valdevez, 2025Intitulada “Devotando com os pés: as peregrinações a pé a Fátima", a formação será orientada por Pedro Pereira, doutorado em Antropologia, com pós-doutoramento na mesma área e com pós-graduações em Práticas Terapêuticas e Diversidade Cultural e em Dinâmicas Religiosas. 

Para a organização, a iniciativa propõe "propõe uma reflexão antropológica e espiritual sobre a experiência das peregrinações a pé ao Santuário de Fátima". "Através da análise de testemunhos, rituais, motivações e símbolos, será explorado o sentido do caminhar como expressão de fé, sacrifício e transformação interior", refere, acrescentando: "Uma abordagem que cruza cultura, religiosidade popular e espiritualidade vivida no corpo e no percurso."

E, embora seja especialmente dirigida a agentes pastorais, a formação "está aberta a todos que desejam aprofundar esta dimensão essencial da vivência cristã".

Pedro Pereira é, atualmente, professor adjunto no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Investigador Integrado no CRIA  Centro em Rede de Investigação em Antropologia, dedicando-se ao estudo da antropologia da saúde e da religião, com especial foco no culto mariano em Portugal.