Ardegão, Navió, Poiares e Vitorino dos Piães receberam Visita Pastoral de D. João Lavrador

A Visita Pastoral do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, às Paróquias de Sta. Maria de Ardegão, Divino Salvador de Navió, S. Tiago de Poiares, e St. André de Vitorino dos Piães, Arciprestado de Ponte de Lima, decorreu entre os dias 1 a 3 e 8 a 10 de março.

Visita Pastoral Ardegão, Navió, Poiares e Vitorino dos Piães 2024A presença do Bispo foi cuidadosamente preparada pelo Pároco destas comunidades, Pe. Cláudio Belo, e pelos agentes pastorais, e ficou marcada por diversos encontros. No primeiro dia da visita, D. João Lavrador contactou com as crianças, docentes e funcionárias do Centro Escolar de Vitorino dos Piães, visitando depois a Casa do Povo de Vitorino dos Piães, para estar com as crianças da Creche e com os idosos do Centro de Dia, com quem celebrou Eucaristia e almoçou. A noite ficou reservada para os jovens e adultos que por estes dias receberam o Sacramento da Confirmação. O Bispo refletiu com eles sobre a importância deste Sacramento.

O sábado trouxe reuniões com as autoridades civis e associações; com catequistas, grupos de jovens, grupo Nakumi, JMJ (Jornada Mundial da Juventude) e escuteiros; e com a catequese da infância e pais. O Bispo foi ao encontro das pessoas, das suas interrogações, alegrias e dúvidas, trazendo sempre uma mensagem de esperança. O primeiro fim-de-semana desta passagem terminou com celebração da Eucaristia na Paróquia de Ardegão, no sábado, e de Vitorino dos Piães, no Domingo. O carinho das pessoas manifestou-se com a preparação dos tapetes e com as cerimónias de boas-vindas, cuidadosamente preparadas. A afluência dos paroquianos foi grande para escutar, de viva-voz, os desafios do Bispo. Celebrou-se o III Domingo da Quaresma, e, na homilia, D. João Lavrador refletiu sobre alguns dos pontos da sua carta para este ano pastoral, nomeadamente no desafio de ser comunidade alicerçada na unidade e na comunhão, e na participação ativa na Eucaristia. Fez ainda alusão à “chicotada” do amor, um amor que brota de Jesus Cristo.

Esta Visita Pastoral também levou D. João Lavrador a casa de algumas pessoas mais fragilizadas, pela doença, pela idade, pela solidão, ou por outra qualquer dificuldade. Foi um tempo precioso de encontro, de partilha e de comunhão.

O segundo momento da Visita Pastoral, entre os dias 8 e 10 de março, começou na Escola de Poiares, na sexta-feira, e, no sábado, teve lugar o grande encontro com os agentes pastorais de todas as Paróquias. Foi uma reunião de partilha, em que o Bispo procurou esclarecer os objetivos de uma visita pastoral, e em que o Pe. Cláudio apresentou, de forma sucinta, a realidade destas comunidades. Depois de um período de intervenção dos presentes, o Bispo deixou alguns desafios para o futuro, nomeadamente a reestruturação pastoral das Paróquias e formação de adultos para o Diaconado Permanente e para o Ministério de Catequista. Já na tarde de sábado, o encontro foi com a catequese da adolescência e os pais, em que todos tiveram oportunidade de fazer perguntas ao Bispo da Diocese, que deixou ainda o seguinte lema, tal como na semana passada com as crianças: conhecer Jesus, fazer festa com Ele e, depois, segui-Lo.

A Visita Pastoral terminou com a celebração da Eucaristia em Navió, ainda no sábado, e em Poiares, no Domingo. Em ambas as Eucaristias, D. João Lavrador voltou a reforçar a ideia de comunidades de discípulos missionários alicerçadas na oração e no Sacramento da Eucaristia. Enfatizou que, ao contrário do que o mundo diz, a Igreja não é retrógrada, porque tem a linguagem mais revolucionária, a linguagem do amor, trazida por Jesus Cristo, que Se fez homem e Se entregou a Si mesmo por nós. No final da Eucaristia em Poiares, concelebrada pelo Pe. Bruno Barbosa, natural desta Paróquia, a Escola de Gaitas de Fole de Ponte de Lima recebeu a bênção de D. João Lavrador.

Todas as comunidades demostraram a sua gratidão pela presença de D. João Lavrador e pelo modo sereno, afável e dialogante como conduziu esta Visita Pastoral alargada e que foi ao encontro de todos.