Bodas de Ouro Pe. José Maria Vale

| Tempo de leitura: 3 min

As Comunidades Paroquiais de Valença, Verdoejo e Friestas celebram os cinquenta anos de sacerdócio do seu pároco, Pe. José Maria Pereira do Vale.

O programa foi constituído pelos seguintes eventos: no dia 15 de Agosto, dia da sua ordenação sacerdotal, foi celebrada, às 18 horas, uma eucaristia no alto do Monte Faro, presidida por D. João Evangelista Lavrador, bispo de Viana do Castelo, no dia da anual peregrinação do povo valenciano ao santuário de N.ª S.ª do Faro, cujo andor saiu às 8 horas da igreja de Santo Estêvão, dentro da Fortaleza de Valença . No dia 18, às 21:30 horas houve uma conferência no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais, proferida pelo Dr. José Luís Carvalhido da Ponte. No sábado, 19 de Agosto , realizou-se uma concelebração na igreja de Santo Estêvão. 

O Pe. José Maria Pereira do Vale nasceu em Lanheses, Viana do Castelo, no dia 3 de Março de 1949. Entrou no Seminário de N.ª S.ª da Conceição, em Braga, em 1960 e terminou o curso teológico no Seminário Conciliar no ano 1972, ano em que este seminário cumpria 400 anos, razão pela qual a viagem de fim de curso foi a Roma, onde o seu curso, acompanhado de outros sacerdotes, foi recebido pelo Papa S. Paulo VI. 

Tendo realizado o ano de estágio no Colégio D. Diogo, como Prefeito de estudos, foi ordenado sacerdote na sua terra natal no dia 15 de Agosto de 1973 por D. Francisco Maria da Silva, que o nomeou de imediato coadjutor do pároco de S. Jorge de Selho (Pevidém), Guimarães. No verão de 1975 seria nomeado pároco de Cunha e Agualonga, no arciprestado de Paredes de Coura, acumulando mais tarde Rubiães. Em 8 de Novembro de 1981 iniciou a paroquialidade da cidade de Valença, onde já há anos lecionava Educação Musical. Em 1985 vem também para o arciprestado de Valença o seu irmão, Pe. Manuel Gonçalo, que ficou a paroquiar a freguesia de Cerdal. 

Em 1990, com o falecimento repentino do pároco de Ganfei e Verdoejo, no mesmo arciprestado, P. Manuel José Lima de Miranda, foi-lhe entregue a paroquialidade de Verdoejo, enquanto seu irmão assumia a de Ganfei. Em 2013, com o falecimento do P. Orlando Fernandes Baptista assumiu a paroquialidade de Friestas.