Cáritas Diocesana de Viana tem nova direção

A Cáritas Diocesana, no passado dia 2 de junho, viveu uma mudança de Direção, na qual, com a presença de D. João Lavrador, José Machado deu lugar a José Esteves na presidência deste movimento.

A tomada de posse do novo presidente começou com a leitura da provisão do Bispo Diocesano, bem como da ata de tomada de posse que seria assinada por todos os membros da Direção. Depois, o José Machado dirigiu aos presentes uma palavra de agradecimento, em particular a todas as equipas com quem teve o prazer de trabalhar, destacando a colaboração e amizade que foram manifestando. Colocou-se, por fim, à disposição do presidente para o que fosse preciso.

José Esteves deu as boas-vindas à nova equipa, agradecendo, em primeiro lugar, a D. Anacleto Oliveira, pelo convite inicial e, depois, a D. João Lavrador, que o formalizou e depositou a mesma confiança do antecessor. Manifestou um enorme gratidão a todos os que aceitaram fazer parte da nova equipa, bem como a José Machado pelo trabalho realizado ao longo dos anos.

Por último, o prelado dirigiu umas palavras de motivação. Além de se congratular com o trabalho realizado até então, e de acolher a nova equipa na pessoa do novo presidente, falou da importância da Cáritas para os desafios sociais que a Igreja enfrenta. A Cáritas nasceu no contexto da II Grande Guerra como resposta à pobreza que se vivia na época. A rede Cáritas é constituída, em Portugal, por vinte Cáritas Diocesanas, unidas na Cáritas Portuguesa, e inúmeros grupos locais que atuam em proximidade, nas paróquias e comunidades.