Centenas de alunos do IPVC marcaram presença na missa dos finalistas

| Tempo de leitura: 2 min

O negro da capa dos finalistas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e as suas fitas coloridas, encheram o adro da Igreja de Nª Sra. d’Agonia para mais uma cerimónia da Bênção das Pastas, que foi presidida pelo Pe. Christopher Sousa. 

Missa de Finalistas IPVC 2023A missa dos finalistas, que integrou a 35ª Semana Académica do IPVC, é um dos momentos “emotivos” que despertam “sensações agridoces”, que vão desde as lágrimas aos gritos de alegria. No entanto, é nos abraços dos familiares, amigos e colegas que se sentem seguros e gratos pelo caminho percorrido até ali. 

Na homilia, o assistente da Pastoral dos Estudantes, Pe. Christopher, recorreu à música “Chuva”, da fadista Mariza, para recordar que “há gente que fica na história da história da gente” e que, no final, “só as lembranças que doem ou fazem sorrir” “ (...) trazendo a saudade”. “Ao longo da vossa vida, sejam verdadeiramente humanos nas escolhas e decisões, e ajam com integridade, amor e determinação”, apelou, salientando a gratidão dos estudantes pelo IPVC, que foi “a prancha de lançamento”. 

Durante a tarde, cada escola do IPVC acolheu a cerimónia da Queima das Fitas, em que cada finalista sobe ao palco e é cartolado por um “padrinho/ madrinha”.

Fotografia em destaque: Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo