Centro Pastoral Paulo VI acolheu 9ª Sessão da Escola do MCC

| Tempo de leitura: 2 min

Realizou-se no passado dia 12 de junho, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque (Viana do Castelo), a 9ª. e última Sessão da Escola do Movimento de Cursilhistas de Cristandade (MCC) do Ano Pastoral 2022/2023. O palestrante foi o Pe. Ricardo Correia que apresentou o tema “Porque acreditamos? - Razões da nossa Fé”.

9ª Sessão Escola MCC, junho 2023O Pe. Ricardo abordou vários aspetos da teologia dogmática e da filosofia pós-moderna. “Hoje, temos a tendência de estarmos virados para o futuro. Ser cristão, significa sermos chamados por Deus, ‘por iniciativa de Deus’, para caminhar naquela direção”, afirmou, salientando: “A nossa vida encontra-se entre a Ressurreição e na vinda definitiva.”

O palestrante frisou ainda “o objetivo formal da fé”. “Acreditar que Deus existe, porque de forma formal Deus se revelou em seu Jesus Cristo, que Deus nos revela um conteúdo de amor, porque Deus é amor”, reiterou, acrescentando: “Crer em Deus, estar em comunhão com Deus, significa ver o mundo como o vê Deus, Querer o que Deus quer. Estar aberto ao projecto de Deus, agarrar hoje o futuro, que é de Deus, não é nosso.”

Por fim, apontou alguns aspectos da razão: “Porque creio? Acreditamos porque não nos bastamos a nós próprios. Acreditamos porque todos os projetos humanos são falíveis. Acreditamos porque todas as soluções humanas são limitadas e têm um custo muito elevado; que celebramos. Acreditamos que Deus vem até nós em cada Eucaristia que celebramos. Acreditamos porque queremos ser felizes; Acreditamos porque Deus se revelou em Jesus Cristo e vem até nós”. “Como creio naquele que espero! Acreditamos na razão da nossa fé, iluminamos a luz da nossa esperança á luz da caridade”, terminou.