Centro Pastoral Paulo VI acolheu Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil

Realizou-se no passado sábado, no Centro Pastoral Paulo VI, o Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil que para além da presença dos membros habituais, foi alargado às equipas arciprestais e paroquiais.

Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil 2023Na palavra de abertura, ao relembrar a importância das jornadas mundiais da juventude, o bispo diocesano manifestou a alegria que sentiu ao ver o empenho com que a diocese participou na peregrinação dos símbolos.  Deixou ainda uma palavra de ânimo e incentivo aos jovens para que não fizessem das jornadas uma meta, mas o início de uma verdadeira caminhada de configuração com Jesus Cristo.

No decorrer da agenda da reunião, fez-se ouvir a voz dos vários arciprestados, que testemunharam a emoção e paixão  com que viveram a peregrinação  dos símbolos. Foi um momento de reavivar a chama para o futuro, como salientou o padre Luís Martins, referindo-se à passagem dos símbolos pelo arciprestado de Ponte de Lima. Na esperança de que o melhor ainda está para vir, percebemos que esta chama revigorada é comum a todos os arciprestados. Entre grandes emoções e um contágio positivo, começa um novo caminho que tem como passagem as jornadas, mas que todos esperam vir a ser o início  de um tempo novo para a Igreja.

Este momento de grande entusiasmo foi também tempo de se traçarem objetivos concretos para que o caminho rumo às jornadas possa ser uma realidade ainda mais humanizada.

O Comité Organizador Diocesano (COD) apresentou um ponto de situação das inscrições dos grupos de jovens da diocese e das famílias de acolhimento. A Diocese conta já com 850 jovens inscritos na JMJ, números reforçados com a passagens dos símbolos e o número de famílias de acolhimento está a aumentar a bom ritmo nos últimos dias. Um trabalho que é preciso dar continuidade. O COD espera receber no mínimo três mil jovens na diocese, pelos contactos estabelecidos e cerca de metade, mil e quinhentos, estão já confirmados. Nesta reunião, foram também dados passos importantes, em pequenos grupos de trabalho, sobre a programação de cada arciprestado para receber os jovens estrangeiros.

Destacar ainda, três encontros diocesanos de preparação para a JMJ Lisboa 2023 para todos os jovens inscritos: 01 de abril (arciprestal ou inter-arciprestal); 29 de abril (diocesano) em Valença e 08 de julho 2023 (diocesano) em Paredes de Coura. Outras iniciativas agendadas e relacionadas com o dia JMJ foram: Via Sacra JMJ no dia 24 de fevereiro, 21h no Escadório do Monte de Sta. Luzia, Vigília JMJ no dia 25 de março e a Hora JMJ no dia 23 de abril. A preparação espiritual dos nossos jovens deve continuar a ser feita a nível local, através do itinerário proposto pelas catequeses do Rise Up.

O término do encontro contou com o compromisso de toda a diocese, na alegria contagiante de Cristo que nos chama à comunhão de irmãos.