Cerca de 500 famílias da Diocese de Viana do Castelo vai acolher mais de 1300 jovens de 12 países

A Diocese de Viana do Castelo vai acolher, nos Dias da Diocese (DND), mais de 1300 jovens, oriundos de 12 países, maioritariamente, da França e da Polónia A iniciativa decorre entre os dias 26 e 31 de julho a propósito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará em agosto, em Lisboa.

Conferência de Imprensa Pré-jornadas 2023O responsável do Comité Organizador Diocesano (COD), Pe. Domingos Meira, explicou que “os cerca de 1400 peregrinos estrangeiros” vão ser acolhidos, “quase na totalidade”, nas 500 famílias de acolhimento. “Apenas 57 jovens, oriundos de duas dioceses do Reino Unido, não ficarão em famílias de acolhimento devido a ‘regras próprias’. Vão ficar alojados na Pousada”, especificou.

Às famílias cabe assegurar o alojamento e o pequeno-almoço, além de poderem também acompanhar os jovens noutras atividades. “Tivemos alguns cuidados. Em todos os casos, haverá um responsável maior e cada família tem de acolher um mínimo de dois jovens”, disse.

Os grupos de jovens vão ser distribuídos pelos dez Arciprestados e, no final, seguem viagem para Lisboa. “Foram eles que escolheram a Diocese de Viana do Castelo”, afirmou o Pe. Domingos Meira, contando que “alguns deles fizeram os Caminhos de Santiago e gostaram do que viram” e “outros vêm por influência dos emigrantes”. “Todos eles é que nos escolheram e, por isso, merecem o nosso agradecimento”, salientou o Bispo diocesano, João Lavrador.

O programa para os DND incluiu visitas a monumentos, noites de “bailarico e do churrasco”, arruadas com concertinas e eventos culturais. O ponto alto será o Encontro Diocesano na Expolima, em Ponte de Lima, que inclui atuações de grupos e artistas locais, uma eucaristia e uma festa da juventude com o Pe. Guilherme.

Da comitiva estrangeira que vai estar em Viana do Castelo, na semana anterior à JMJ, fazem ainda parte quatro bispos auxiliares (três da França e um da Polónia) e cerca de 50 padres.

O Pe. Domingos Meira garantiu ainda que a Diocese preparou “todo um programa de segurança” que envolve várias autoridades, como forças policiais, Proteção Civil e organismos ligados à saúde para “certificar que tudo corra bem”.

A Diocese de Viana do Castelo vai participar na JMJ com cerca de 1300 jovens dos dez Arciprestados: “522 de Viana do Castelo, 301 de Ponte de Lima, 82 de Paredes de Coura, 74 de Caminha, 73 de Vila Nova de Cerveira, 56 de Arcos de Valdevez, 45 de Valença, 35 de Monção, 27 de Melgaço e 21 de Ponte da Barca”, indicam os dados do COD.

O número de inscritos “surpreendeu” o responsável, que reconheceu que a peregrinação dos símbolos da JMJ (cruz e ícone de Nossa Senhora) na Diocese foi “um novo fôlego” e “contagiou os indecisos”. “Face a outras dioceses, algumas delas maiores do que a nossa, o número de jovens inscritos é muito bom”, referiu D. João Lavrador, descrevendo a JMJ como “um momento único de acolhimento e expressividade da universalidade”. “Neste longo caminho até aqui, não posso deixar de sublinhar o empenho dos jovens e o trabalho desenvolvido por todas as equipas desde o COD aos Comités Arciprestais e Paroquiais”, enalteceu o Pe. Domingos Meira.