Cerca de 70 jovens participaram no Alpha

A Paróquia de Monserrate, no Arciprestado de Viana do Castelo, promoveu o primeiro Alpha para jovens. Subordinado ao tema “Jesus é o caminho e a vida”, a iniciativa contou com a participação de cerca de 70 jovens.

Alpha Jovem, 2024Música de fundo e mesas preparadas. Este era o cenário da sala que acolheu os jovens das Paróquias de Monserrate, Darque, Vila Mou, S. Salvador da Torre, Serreleis e Cardielos, Santa Maria Maior, Meadela, Nossa Senhora de Fátima e Areosa.

À entrada, eram recebidos pela organização e convidados para tomar um café e comer um doce. “O Alpha Jovens consiste em 12 encontros, cujo principal foco são os jovens entre os 14 e os 30 anos. Aqui, fala-se de temas fundamentais que surgem na vida das pessoas”, explicou Ricardo Oliveira, responsável pelo Alpha, contando que o encontro inclui “momentos de reflexão e partilha” através dos trabalhos de grupo. “O Alpha também tem uma caraterística muito pessoal. É um encontro de todos para todos. É um encontro de portas abertas”, salientou, referindo que terminam o encontro com a Eucaristia.

O Alpha Jovens também contou com a participação de novas comunidades, como é exemplo, o Brasil. “Uns amigos brasileiros convidaram-nos para participar no Alpha. Viemos no primeiro dia, e apaixonámo-nos. Nunca mais saímos”, confidenciou Jamile Silva, membro da equipa organizadora, assegurando que o Alpha mudou a sua vida. “Consegui uma melhor ligação com Jesus. Ele é o meu melhor amigo”, frisou, não descurando as pessoas e famílias que conheceu durante o encontro. “Conseguimos criar uma família em Portugal a partir do Alpha”, acrescentou, desejando que “os jovens possam ter uma vida feliz ao lado de Jesus”.

Da Paróquia de Monserrate, entre os vários jovens, participaram Íris Sousa e Cristiano Santiago. “Sempre andei na catequese e já vim ao Alpha. Gostei, e quis experimentar este”, contou Cristiano. Já Íris foi desafiada por pertencer ao grupo coral. “É um encontro que permite conhecer novas pessoas e partilhar experiências”, referiu, defendendo mais iniciativas como esta, que “chama mais jovens para a Igreja”.

No encontro apareceu, ainda, o Pároco, Pe. Vasco Gonçalves. “É uma oportunidade. Mais ainda em tempo de Quaresma. Um tempo favorável de reencontro com Deus e connosco próprios”, frisou, destacando o convívio e a partilha. “Este Alpha Jovem é um instrumento para uma renovação e um encontro com outros jovens, a Paróquia e a comunidade”, acrescentou, apelando à participação de outros jovens.