Ciclo de Órgão de Viana do Castelo

Seis concertos, marterclasses e um encontro de organistas paroquiais compõem o programa da 2.ª edição do Ciclo do Órgão, que vai decorrer de 1 a 9 de outubro em Viana do Castelo.

O Bispo da Diocese, D. João Lavrador, referiu que “valorizar o órgão, sobretudo o órgão clássico, é muito importante”. “É uma obrigação fazer a devida recuperação dos órgãos, até porque serve de estímulo para o presente. A cultura é para todos e os órgãos devem ser usufruídos por todos”, indicou na conferência de imprensa de apresentação do evento.

O Pe. Tiago Rodrigues, do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo, apontou que “hoje, a consciência do órgão e do restauro é diferente e mais consciente, procurando preservar as caraterísticas originais de cada instrumento”.

O Ciclo arranca dia 01 de outubro, na Igreja da Misericórdia, às 21h00, com Órgão Solo, por Fernando Miguel Jalôto. Dia 02 de outubro, a Igreja de Serreleis acolhe, às 16h00, Órgão e Trompete Barroco, por António Pedrosa (órgão) e João Milheiro.

No dia 05 de outubro, a Igreja de São Domingos recebe, às 16h00, Órgão e Coro, com Diogo Zão (órgão) e Coro de Pequenos Cantores de Esposende. Dia 07 de outubro, às 21h00, a Igreja da Areosa é palco de um concerto de Órgão e Soprano, por Bruno Teixeira (órgão) e Daniela Matos.

A 08 de outubro, a Igreja da Senhora da Agonia acolhe, às 21h00, Órgão e Flauta Transversal, por André Bandeira (órgão) e Olavo Barros. A encerrar o ciclo de concertos, a Sé Catedral recebe, às 15h30 de 09 de outubro, Órgão e Coro, com Ricardo Toste (órgão) e Moços do Coro.

O Ciclo de Órgão integra ainda masterclasses e formação. Dias 01 e 08 de outubro, a Academia de Música de Viana do Castelo promove, entre as 14h00 e as 17h00, Improvisação ao Teclado, com Samuel Pinto.

Na formação, dia 05, a Igreja da Misericórdia recebe a iniciativa “Conhecer o interior do órgão de tubos”, visita guiada por Dinarte Machado, entre as 10h00 e as 12h30. A 08 de outubro, a Igreja de Serreleis promove um Encontro de Organistas Paroquiais, entre as 10h00 e as 12h30, com a presença de Samuel Pinto.