CLAIM comemora 20º aniversário

A Cáritas Diocesana de Viana do Castelo comemora o 20º aniversário do seu Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM).

20º aniversário CLAIMA implementação da Rede CLAIM, criada em 2003, resultou na criação de dezassete CLAIM de entidades da sociedade civil e municípios. A Cáritas Diocesana de Viana do Castelo foi uma instituição impulsionadora das políticas locais de integração de imigrantes no Alto Minho, sendo o CLAIM de Viana do Castelo um dos pioneiros nas estruturas de apoio no acolhimento e suporte nas boas políticas de integração a nível local.

A criação do CLAIM de Viana do Castelo surgiu de uma parceria realizada no dia 27 de março de 2003, entre o Alto Comissariado para as Migrações e a Cáritas Diocesana de Viana do Castelo. Trata-se de um serviço local com o objetivo de acolher, acompanhar e apoiar os migrantes e refugiados, residentes na área geográfica de Viana do Castelo, em diversas áreas, como a regularização da situação migratória (legalização), atribuição/aquisição da nacionalidade, reagrupamento familiar, apoio social, trabalho, saúde, educação, segurança social, finanças, retorno voluntário, entre outras questões gerais para a correta inclusão.

Ao longo dos 20 anos de existência, o CLAIM de Viana do Castelo realizou 8.359 atendimentos oficiais a migrantes de 41 nacionalidades.