Clero da Diocese de Viana do Castelo refletiu sobre os novos desafios da catequese

O Clero da Diocese de Viana do Castelo reuniu, hoje, em Vila Praia de Âncora (Arciprestado de Caminha). O palestrante foi o Pe. Manuel Queirós, oriundo da Diocese de Vila Real, que partilhou uma conferência sobre os novos desafios da catequese.

Encontro do Clero da Diocese, Vila Praia de ÂncoraAlertando para o facto de que a Igreja deve, em primeiro lugar, evangelizar-se a si mesma, o Pe. Manuel Queirós distinguiu entre a missão do discípulo e do influencer.

O palestrante apresentou ainda as insuficiências da "prática" enquanto critério de fidelidade ao Evangelho, apontando para uma "catequese artesanal".

Neste sentido, apresentou três armadilhas do processo catequético: o modelo escolar, catequisar só para os sacramentos, uma catequese seja uma forma de instrumentalização sacramental. "A catequese deve atender à comunidade, à unicidade dos sacramentos e ao discernimento", referiu.