Comissão Diocesana de Justiça e Paz promove conferência sobre "Quem é o meu próximo?"

O Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, vai acolher, no dia 18 de novembro, a conferência "Quem é o teu próximo". A iniciativa, promovida pela Comissão Diocesana de Justiça e Paz, integra as Jornadas Diocesanas de Pastoral.

O programa, que decorre entre as 9h00 e as 17h00, inicia-se com uma saudação do presidente da Comissão Diocesana, José Luís Carvalhido da Ponte, e segue com uma conferência sobre "O papel das Comissões Diocesanas de justiça e Paz na construção de uma sociedade mais justa e pacífica" moderado pelo presidente da Comissão Nacional de Justiça e Paz, Pedro Vaz Patto. Peas 10h00, tomará a palavra o teólogo italiano, Enzo Bianchi, que abordará o tema "Que Humanidade para este século?".

Ao final da manhã, pelas 11h30, há mesa redonda sob o mote "Que políticas para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica?" A mesa será moderada pela advogada Ana Palhares e os participantes serão: Carlota Borges, vereadora da Coesão Social, Habitação, Juventude e Serviços Urbanos; Sofia Rodrigues, vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; e Manuel Cinha Júnior, presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo.

Ás 14h30 há mais uma mesa redonda. Sob o mote "O papel das crianças e dos jovens na construção de uma sociedade mais justa e pacífica", a mesa será moderada pela psicóloga e investigadora da U. Lusíada Sónia Pires de Lima Rodrigues e os participantes serão: Mariana Branco, gestão industrial / analista de dados em marketing - seguros; Sofia Laranjo Valente, consultora fiscal/economista; e João Pedro Ferreira, diretor corporativo de inovação no “Grupo ACA”.

Já pelas 15h30, a conferência "O papel da Educação para a Cidadania na construção de uma sociedade mais justa e pacífica" está a cargo de Isabel Menezes, FPCE da Universidade do Porto, e a conferência "Verdade, Ciência e Vida - Uma Questão de Valores?" está a cargo de Laborinho Lúcio, juiz conselheiro do STJ, Jubilado.

O encerramento estará a cargo do Bispo diocesano, D. João Lavrador.

A conferência "Quem é o teu próximo?" tem um custo de cinco euros. A inscrição pode ser feita por email (justicaepazviana.pt), pela página de Facebook (justicaepazviana) ou usando o QRcode do cartaz.