Comissão Diocesana do Apostolado dos Leigos toma posse

Na sequência da caminhada sinodal na Diocese de Viana do Castelo, tomou hoje posse a Comissão Diocesana do Apostolado dos Leigos, composta por Lígia Pereira, presidente da mesma, Vítor Marinho e Maria Barreto.

Conforme o lido no decreto de nomeação a comissão tem como missão: "promover a comunhão eclesial entre movimento e obras de apostolado dos leigos, a nível diocesano; oferecer a todos os organismos laicais os critérios de eclesialidade contidos na Exortação Pós-sinodal Christifideles Laici (nº 30); despertar e acompanhar os leigos para a sua formação cristã; incentivas os leigos para a sua participação activa na vida das comunidades cristãs e na evangelização do mundo; articular as diversas áreas profissionais com as exigências de um apostolado organizado; estabelecer relação os com organismos de Apostolado dos Leigos a nível da Conferência Episcopal Portuguesa".

Na sua intervenção, D. João Lavrador frisou que a criação e o trabalho desta comissão "compromete a Igreja", deixando uma palavra de "estimulo e gratidão" aos seus membros, e desejando que eles ajudem, por um lado, a um "renovar do entusiasmo" e, por outro, a "enfrentar as dificuldades e o desgaste que a Igreja enfrenta".

A presidente da Comissão, Lígia Pereira, recordando que o apostolado é "uma realidade humana", realçou a necessidade de "trazer gente nova" e de "encontrar novos mecanismos".

"A missão dos leigos é manifestar a mensagem de Jesus Cristo. Não é outra além dessa. Não é o protagonismo. Não é desencadear de ligações político-religiosas", destacou.

Sobre o trabalho da Comissão, Lígia Pereira adiantou que será lavado a cabo um levantamento da realidade laical da Diocese, designadamente no que a movimentos e obras de apostolado diz respeito, e será implementada uma aposta na formação dos leigos.

"Temos saudades de uma Diocese viva", concluiu.