Comissão Laudato Si’ apela à consciência ecológica na Quaresma

A Comissão Laudato Si’ do Instituto Católico de Viana do Castelo, realizou um exame de consciência ecológico com “resposta às questões colocadas, momentos de agradecimento, reflexão e oração”, para o tempo litúrgico da Quaresma. Sob o mote “Reconciliados com Deus, com a criação e com a humanidade”, o documento visa ser “uma ferramenta de oração e ação para uso em casa, escola, universidade ou comunidade, para um cuidado renovado pela criação e pelos mais afetados pelos danos ambientais”.

Comissão Laudato Si' - Exame de consciência ecológicoNa nota enviada ao Notícias de Viana, a Comissão Laudato Si’ para a salvaguarda da criação e conversão ecológica da Igreja explicou que o “Exame de consciência ecológico” é adaptado a partir do documento “Reconciling God, creation and humanity - An Ignatian Examen”, da responsabilidade do Office of Justice and Ecology of the Jesuit Conference of Canada and the United States e da Ignatian Solidarity Network. Versão original: www.ecologicalexamen.org/. “Pode ser usado a nível individual ou paroquial, para preparar as confissões quaresmais nas Paróquias”, esclarece a Comissão, especificando que “tem seis etapas – Gratidão, Consciência, Compreensão, Conversão, Reconciliação e Oração. “Cada um deve encontrar o seu próprio ritmo, fazer uma pausa em cada etapa, e refletir mais profundamente nos desafios propostos”, acrescenta.

Ao longo do exame de consciência são colocadas diversas perguntas para reflexão, como: onde sinto a presença de Deus na Criação?, aceito o desafio do Papa Francisco para “não ignorar os gritos da Criação, dos pobres e da terra”?, quais os desafios ou alegrias que experimento “ao recordar o cuidado com a Criação”?, e como afastar-me de uma “cultura do descartável”?.

O documento está disponível em https://icvc.pt/exame-de-consciencia-ecologico/.