Comunidades do Vale do Neiva juntas na Senhora do Castro

O Bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, presidiu, no passado dia 15 de agosto, à Peregrinação de N. Sr.ª do Crasto.

Senhora do Castro 2022Esta efeméride, que congrega as comunidades paroquiais de S. Miguel de Alvarães, de S. Romão de Neiva, de S. Sebastião de Chafé e de S. Tiago de Castelo do Neiva, partiu desde a Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva até ao recinto de N. Sr.ª do Crasto na ermida com o mesmo nome.

Na reflexão que o Prelado quis partilhar com todos os presentes realçou a importância do encontro, pois, refere que «a primeira impressão que cada um de nós teve foi a de que viemos ao encontro de Nossa Senhora; só que na realidade tudo é ao contrário: Nossa Senhora é que vem ao nosso encontro». O facto de Maria «ser mãe e ser uma mulher de fé leva a que ela, como mãe, vá ao encontro de todos os seus filhos». Reforçou ainda que é pela fé que acontece este encontro entre Maria e sua prima Isabel, atendendo que é neste encontro que se personifica a história da promessa, a história do Antigo Testamento: «tal como nós, este povo, que advém da história, é um povo peregrino que necessita de, pela fé, obter este encontro familiar, um encontro interpessoal», declarou.

D. João acabou por desafiar a Assembleia a terem Deus nas suas vidas. «Fazemos as coisas para serem superadas e suprimidas pelo amor para podermos glorificar a Deus por Ele ter olhado para nós, porque Deus quer fazer connosco aquilo que também fez em Maria. Ele também olha para a nossa humildade e transforma em grandeza para depois se tornar transformação em nós, na nossa vida», afirmou.

Por fim, o Bispo vianense deixou um grande desafio para todos em partir imediatamente, tal como Maria. Realça que «é algo que a comunidade cristã tem de assumir, que a Igreja tem de assumir e que nós cristãos temos de assumir: esta é a realidade missionária. Maria partiu imediatamente. Quando temos uma boa notícia, quando temos o coração inflamado de amor temos de partir. É a pressa de irmos ao encontro dos irmãos. Pois, neste dia, todos nós nos sintamos assim para uma fé autêntica com Jesus Cristo».

A Peregrinação de N. Sr.ª do Crasto acontece anualmente na freguesia de S. Romão de Neiva na tarde do dia 15 de agosto com a presença das referidas quatro comunidades paroquiais.