Conselho Pastoral Diocesano procura renovação com olhos no futuro

O Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, no Arciprestado de Viana do Castelo, acolheu a terceira reunião do Conselho Pastoral Diocesano, em que mais de três dezenas de participantes refletiram sobre a vida pastoral da Diocese, indicando o que impede a igreja diocesana de ser verdadeiramente uma comunidade de discípulos missionários e selecionando linhas orientadoras de força pastorais que devem ser tido em conta nos anos de preparação para o Jubileu.

Conselho Pastoral Diocesano, outubro 2023Na oração inicial, o Conselho Pastoral Diocesano teve presente a Diocese e, em tempo de guerra, não esqueceu “os mais flagelados”, rezando por todos.

D. João Lavrador, que marcou presença na reunião, lembrou a celebração do Dia da Diocese, que decorrerá no dia 05, e realçou a importância da “participação de todos” nas Jornadas Diocesanas de Pastoral que acontecem nos dias 18 de novembro, 1 e 2 de dezembro.

Na abertura, o prelado apelou à “paciência, coragem e perseverança” do Conselho Pastoral Diocesano. “A par com a análise da realidade da Igreja e do mundo, no contexto da cultura atual e os desafios que ela provoca na comunidade diocesana, reconhecendo o esforço dos que nos antecederam e deram corpo à Diocese, é de premente exigência que nos projetemos no futuro”, salientou, defendendo que “este tempo de preparação do Jubileu da Diocese deve atingir as estruturas diocesanas, paroquiais, de grupos, associações, irmandades e movimentos”. “(...) uma questão fundamental que terá de nos inquietar é precisamente o rosto da nossa Igreja, as possibilidades e incapacidades que sentimos em ser comunidade à maneira de Jesus Cristo”, acrescentou.

No momento de discussão, o Conselho mostrou-se preocupado com os jovens e a sua importância na vida da igreja, com a formação de agentes pastorais, com a promoção da espiritualidade, com o trabalho conjunto e com os momentos de partilha de experiências positivas. “Isto potenciará a renovação da igreja diocesana”, considerou.

Por fim, o Bispo diocesano incentivou a enfrentar “o tempo atual”, procurando, “sem medo”, as linhas de orientação para o futuro. “Gostava que fossemos uma igreja ativa que está constantemente em renovação e muito fiel a Jesus Cristo”, frisou.

O próximo Conselho Pastoral realiza-se a 24 de fevereiro de 2024.