Crisma em Melgaço gera testemunho de fé

O crisma ou confirmação (chamado desse modo porque representa a confirmação dos dons e do espírito santo recebidos no batismo) foi festejado este Domingo, dia 4, na Paroquia de Melgaço, no convento de Fiães. Foram crismadas cerca de 18 jovens, sendo eu uma delas.

Crisma Melgaço 2023Depois de termos passado 10 anos juntos nesta caminhada, chegou o dia que tanto ansiávamos, o dia do crisma. Foi um dia muito especial e significativo para os fiéis que receberam este sacramento pois, apesar de sermos apenas meros adolescentes já sabíamos o poder e significado que o dia acarretava. Recebemos assim o dom do espírito santo, renovando dessa forma a nossa fé.

Foi um momento de alegria, uma vez que estava a completar uma etapa importante na fé; uma maré de gratidão, tanto em Deus como na família, pois sempre me acompanharam neste percurso cheio de dúvidas; experienciei também a renovação da minha fé e assumi a responsabilidade de a confirmar quando o bispo João me disse “Recebe, por este sinal, o Espírito Santo, o dom de Deus. A paz esteja contigo” e de seguida traçou em mim o sinal da cruz com o óleo do crisma.

Acredito que a confirmação é apenas o ponto de partida para uma caminhada longa de fé. Vou sempre relembrar este dia com uma grande gratidão e reconhecimento, simbolizando também o dia em que me comprometi a seguir as pegadas de Deus e dos seus discípulos partilhando o amor, a paz e a fé que tanto é necessária neste mundo.

Fotografia em destaque: Foto Melgaço