Cursilhos de Cristandade promoveu 7ª sessão da Escola do MCC

O Movimento Diocesano do Cursilhos de Cristandade realizou-se, no dia 15 de abril, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, a 7ª. Sessão de Escola do Ano Pastoral 2023/2024. Foi palestrante o Cursilhista dirigente, Joaquim Carlos Almeida Miguelote, da paróquia de Carreço, que apresentou o tema: “Ser Cursilhista é”.

Escola MCC, abril 2024O palestrante começou por referir que a concretização deste trabalho lhe proporcionou o rever o seu cursilho feito há 18 anos. “Na vida nada mais conta a não ser a tua identidade «aquilo que tu és. Andamos uma vida inteira a criar uma identidade e, no fim, o que interessa a Deus não é o teu corpo, mas sim a tua identidade. Eu não sou teólogo, mas penso que posso dizer que a nossa alma é a nossa identidade”, afirmou, salientando para a necessidade de crescer em conjunto.

Carlos Miguelote falou ainda das características espirituais na perspectiva do Cursilhista e de quando e onde nasceram os Cursilhos de Cristandade, recordando que os cursilhos nasceram em Espanha, em 1940, com a finalidade de levar a todos a notícia de que Cristo os ama e fomentar de Evangelho todos os ambientes, num encontro pessoal com Cristo e no encontro pessoal. “Ser cursilhista não é pertencer a um conjunto dentro da Igreja Católica, mas viver em comunhão de Igreja”, considerou, acrescentando: “Para sentir Cristo na nossa vida, é preciso vivê-Lo na nossa vida e testemunha-lo. Ser cursilhista implica ser testemunho de Cristo na nossa vida. Temos muitos e maravilhosos dons, mas quem hoje e quem faz é Deus.”

Por fim, o palestrante lembrou que “ser cursilhista implica ser coerente em todas as áreas da vida, viver no amor e Misericórdia, testemunhar Deus no amor, lutar pela justiça social”. “É necessário compreender os ambientes, estudando-os, para saber como agir. O Cursilhista reconhece a presença de Deus em todos os ambientes e espaços e viver segundo o Evangelho”, disse, reconhecendo que “o caminho é difícil, mas gratificante”. “O nosso testemunho de vida é quem convence os outros a querer viver esta experiência de um cursilho de Cristandade: Que eu Te conheça, que eu me conheça Senhor”, terminou.