D. João Evangelista Lavrador foi recebido em clima de festa em Rebordões Santa Maria

Nos dias 20 e 21 de abril, a paróquia de Rebordões Santa Maria tornou-se o palco de uma expressão vibrante de fé e devoção, com a visita pastoral do Bispo D. João Evangelista Lavrador. A comunidade preparou uma receção marcada por um pórtico e um tapete temático alusivo ao lema de vida sacerdotal do Bispo: "Tu Segue-me".

Visita Pastoral Rebordões Santa Maria 2024No primeiro dia, ao início da tarde, teve lugar a Assembleia Paroquial, na qual estiveram presentes os diversos grupos e organismos da paroquia, nomeadamente, o Conselho Económico Paroquial, Catequese, Agrupamento de Escuteiros nº 809 do CNE, Centro Paroquial e Social de Rebordões Santa Maria, Acólitos, Grupo Coral, Grupo de Leitores, Apostolado da Oração, Legião de Maria, Cursilhos de Cristandade, Conferências Vicentinas, Confrarias das Capelas da Sra. da Boa Nova e de S. Brás e Comissões de Festas.

Participaram também, na Assembleia Paroquial, o executivo da Junta de Freguesia e a direção da Associação de Desportiva e Cultural de Rebordões Santa Maria.

Os movimentos, associações e Junta de Freguesia, tiveram oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido, as suas ambições e as suas dificuldades.

O Pe. Filipe da Cruz Araújo fez também um retrato social, cultural e religioso da paróquia.

D. João Lavrador exortou a todos à participação na vida da comunidade paroquial e à participação de cada um na vida da Igreja, lembrando os desafios lançados pelo Papa Francisco quando apela ao empenho na edificação de comunidades cristãs em caminhada sinodal.

No decorrer desta assembleia, foi também destacada por D. João Lavrador o projeto pastoral diocesano, convidando à promoção dos diversos ministérios, diaconado permanente e laicais, e alertando para as exigências da Igreja no que diz respeito aos conselhos pastorais paroquiais ou de unidade pastoral.

Aos pais e educadores presentes, foi lançado o desafio a colocarem-se perante a pessoa de Jesus Cristo e, deste modo, escutarem o apelo que d`Ele lhes vem e através da sua ação educativa, despertarem nos jovens, crianças e adolescentes a vocação.

Seguiu-se um encontro com todos os que integram a Catequese Paroquial, crianças, adolescentes, jovens, pais, catequistas e os 14 crismandos.

No domingo, D. João Lavrador foi recebido com profunda alegria e gratidão por toda a Comunidade Paroquial, pelo Pároco e pela Junta de Freguesia.

Na receção, a comunidade fez referência ao mote das Visitas Pastorais, precisamente no dia do Bom Pastor, apresentando o testemunho do bispo para o fortalecimento da fé da comunidade e para a revigoração da fé, de forma a que todos possam ultrapassar as dificuldades dos dias de hoje. Simbolicamente, também na sua receção foi oferecido um ramo de flores brancas por duas crianças da paróquia.

O ponto alto da Visita Pastoral foi a Eucaristia, em que 14 jovens receberam o sacramento do Crisma.

A paróquia quis também assinalar o dia do "Bom Pastor", expressando sua gratidão pela dádiva do seu pároco, Pe. Filipe Araújo, ao serviço da comunidade. O reconhecimento pela dedicação e compromisso ressalta a importância do seu sacerdócio na vida da paróquia e da comunidade cristã.

A visita pastoral terminou com um alegre convívio, no qual participou a maior parte da comunidade paroquial.

A presença do Bispo D. João Lavrador e a calorosa receção da comunidade de Rebordões Santa Maria, aliadas à cerimónia de crisma dos 14 jovens e à celebração do dia do "Bom Pastor" em homenagem ao Pe. Filipe Araújo, certamente deixarão uma marca indelével na memória da paróquia, fortalecendo os laços de comunhão e devoção que os unem.