D. João Lavrador apela à participação na ordenação de três novos presbíteros

| Tempo de leitura: 2 min

A Diocese de Viana do Castelo vai viver, no próximo dia 23 de julho, a festa de ordenação de três novos presbíteros. A celebração vai decorrer na Sé Catedral, pelas 15h00, e será presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador, que, numa nota pastoral, afirma que “é motivo de ação de graças”, “ocasião para manifestar alegria” e “tempo favorável para interpelar à responsabilidade da vocação”. 

Lembrando a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, D. João Lavrador apela à preparação “de todos” para “celebrar a ordenação de três jovens para o serviço” na Diocese. “(...) Devemos reconhecer o preciosíssimo dom que é o ministério sacerdotal e o que ele exige de todos e de cada um de nós, em termos de oração, de sensibilização, e de orientação de todos os processos educativos”, afirma, salientando a importância de “sintonizar com a Igreja de rosto sinodal”, na qual “todos são chamados a ser membros ativos na missão evangelizadora da Igreja: reconhecer a vocação, e a correspondente missão, como núcleo central de toda a ação pastoral”. “Exorto a todos, famílias, escolas, grupos, movimentos, comunidades cristãs, jovens e animadores, catequistas e formadores, que vivamos comprometida e afincadamente esta celebração da ordenação destes três jovens”, apela, deixando uma palavra de “gratidão e apreço” às famílias e formadores “pelo que fizeram e fazem na promoção das vocações, e como, através do seu exemplo, são estímulo para toda a comunidade cristã”. 

A nota pastoral termina com um pedido aos jovens a propósito da Jornada Mundial da Juventude. “Caro jovem: não te deixes enredar pelos ruídos e pelo turbilhão de um vazio que o mundo pretende oferecer-te; pelo contrário, busca o silêncio, onde o olhar de Jesus cativa e chama”, apela.