D. João Lavrador apelou aos diocesanos para serem testemunhas de Jesus Cristo num mundo “tentador”

A Sé Catedral, no Arciprestado de Viana do Castelo, acolheu a celebração do 45º aniversário da Instituição Canónica da Diocese por S. Paulo VI. D. João Lavrador presidiu à celebração, que assinalou o arranque da Semana da Diocese.

Sé Catedral 2022Na homilia, o Bispo diocesano alegrou-se pela comunidade ser “Igreja presente” no território alto-minhoto e relembrou o convite do Evangelho: “dar graças pelos dons” oferecidos por Jesus Cristo. “Ao mesmo tempo, em Ação de Graças, colocarmo-nos como comunidade diocesana na disponibilidade para acolher o convite/chamamento que o Senhor faz continuamente em todos os momentos da história para que o Seu Povo seja verdadeiramente Seu, e realize os desígnios próprios da missão que entrega”, disse, apelando: “Sejamos fiéis e cumpridores daquilo que é a presença do Senhor em nós, que nos estimula e nos faz tornar presentes no mundo em que vivemos.”

D. João Lavrador alertou para as tentações, mas enalteceu o papel do Espírito Santo que “cimenta” a missão da comunidade: “ser testemunha”. “A Palavra de Deus lança-nos ainda o convite para entrarmos no templo para levar-nos à transformação, que é o mistério pascal de Cristo”, afirmou, reiterando: “Que a nossa Diocese, desde o sacerdote, religiosos, leigos e consagrados… aliás, que todos sejamos capazes de apreender a riqueza, a profundidade e o alcance desta missão, em que somos chamados a ser alguém que torna presente a frescura desta Igreja.”

Por fim, o prelado incentivou a “viver em comunhão uns com os outros”, apelando aos fiéis para serem “responsáveis” e levarem “o Evangelho/a Boa Nova para o mundo de hoje”.