D. João Lavrador desafia padres a ser «exemplo de comunhão»

O bispo de Viana desafiou hoje os padres da diocese a ser um “exemplo de comunhão”, falando durante a celebração da Missa Crismal, a que presidiu pela primeira vez na Catedral do Alto Minho.

“O Espírito de Deus que nos ungiu é o promotor da comunhão. Este fundamental desafio lançado à Igreja e renovado pelo Santo Padre quando nos convida para edificar comunidades cristãs em estilo sinodal, deve marcar-nos de tal modo a nós sacerdotes que sejamos exemplo de comunhão para os fiéis que nos estão confiados”, referiu D. João Lavrador, na homilia da Eucaristia.

“A solidão que ataca tantos dos nossos contemporâneos e à qual não estamos imunes, exige gestos concretos e ações adequadas, mas todos eles alicerçados na comunhão”, acrescentou.

O responsável destacou o simbolismo da renovação das promessas sacerdotais, que convida os padres a “assumir o mesmo ser, estilo e modo de missão de Jesus de Nazaré”, em comunhão com Deus, os outros sacerdotes e os membros das comunidades católicas.

Unidade no ser e na missão que se traduz o exercício pastoral realizado em comunhão, em sentido de Igreja, atendendo ao todo da comunidade, mas sem deixar de escutar a cada um dos fiéis, promovendo a pastoral do acompanhamento, na partilha de dons e serviços, na disponibilidade e na liberdade que o Amor de Deus desperta no sacerdote”.

D. João Lavrador destacou a importância do “testemunho credível” dos sacerdotes, “numa palavra acreditada pelos gestos” e na “experiência da pobreza”.

Na manhã de Quinta-feira Santa, os padres das várias dioceses do mundo reúnem-se em volta dos seus bispos, para a celebração da chamada Missa Crismal, em que são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do crisma, utilizado na celebração de vários sacramentos.