D. João Lavrador: “Eis-me enviado para aprender convosco”

| Tempo de leitura: 7 min

Da Tomada de Posse, antecedida por uma conferência de imprensa, até à Entrada Solene na Catedral de Viana do Castelo, D. João Lavrador foi acolhido, calorosamente, na Diocese de Viana do Castelo, entre os dias 27 e 28 de novembro, deixando o convite à alegria e à construção de uma "Humanidade nova".

Entrada Solene de D. João Lavrador_agênciaecclesiaDiocese de Viana do Castelo recebeu D. João Lavrador com “alegria”

A Sé Catedral de Viana do Castelo encheu-se para receber o novo Bispo Diocesano, D. João Lavrador. Na sua homilia, o prelado apelou à “alegria” e pediu prioridade “aos pobres e excluídos”.

A cerimónia iniciou-se com uma pequena procissão da Igreja da Misericórdia até à Sé Catedral, onde D. João foi aplaudido por dezenas de diocesanos que, apesar da chuva, quiseram marcar presença na sua Entrada Solene na Diocese.

No começo da celebração, o Vigário Geral, Mons. Sebastião Pires Ferreira, dirigiu algumas palavras à assembleia. “Este acontecimento foi um momento alto de exaltação e graça, concedido a esta Diocese pelo Senhor que nunca abandona a Sua Igreja, antes a anima com o Seu Espírito, a conduz pela Sua Palavra e a alimenta com Corpo e Sangue do Seu Filho”, afirmou deixando, em nome de “todos os diocesanos”, vários agradecimentos “ao Senhor da Messe, ao Papa Francisco, ao Núncio Apostólico e à Conferência Episcopal Portuguesa”.

“Temos a honra de nos apresentar a Vossa Excelência Reverendíssima como o vosso dócil e fiel rebanho”

O Vigário Geral evocou ainda os quatro Bispos antecessores, D. Júlio, D. Armindo, D. José Augusto e D. Anacleto, recordando os 44 anos de história da Diocese. “Ontem assumiu a Diocese, e, hoje, quero entregar nas suas mãos, comigo incluído, o rebanho. A Diocese de Viana do Castelo, clero e leigos, é a população a que pertence, está presente e trabalha neste Alto Minho”, disse, salientando a sua “forte e viva” fé. “Somos nós que caminhamos juntos como Igreja, em caminhada sinodal, e que temos a honra de nos apresentar a Vossa Excelência Reverendíssima como o vosso dócil e fiel rebanho”, acrescentou.

“D. João Evangelista Pimentel Lavrador aceitou com disponibilidade e generosidade a nomeação como Pastor desta Diocese”

Já o Núncio Apostólico, D. Ivo Scapolo, transmitiu “as saudações fraternas” do Papa Francisco e mostrou a sua “viva satisfação” com a conclusão do processo que permitiu chegar à nomeação do novo Bispo da Diocese de Viana do Castelo, agradecendo “a todos os que colaboraram” no processo e a Mons. Sebastião Ferreira, que dirigiu a Diocese na qualidade de Administrador Diocesano após o falecimento de D. Anacleto Oliveira. “Um especial agradecimento a Sua Excelência D. João Evangelista Pimentel Lavrador, que aceitou com disponibilidade e generosidade a nomeação como Pastor desta Diocese”, acrescentou, recordando o “maravilhoso” ministério episcopal de D. Anacleto Oliveira, que cumpriu durante dez anos.

O representante do Papa em Portugal agradeceu ainda “a colaboração” das autoridades e organismos do Estado num trabalho de “eficácia para o bom desenvolvimento material e espiritual das pessoas que vivem neste território”.

Também o Chanceler da Cúria Diocesana, Pe. Daniel Rodrigues, interveio no início da celebração, lendo a Carta Apostólica do Santo Padre contendo a nomeação de D. João Evangelista Pimentel Lavrador como Bispo da Diocese de Viana do Castelo.

“Quero servir [esta Igreja peregrina] na consciência de que somos Povo de Deus”

Já D. João Lavrador agradeceu a confiança do Papa Francisco ao dar-lhe “o novo campo” da sua “nova missão pastoral”, saudando “todos os presentes” na celebração. “Permitam-me que faça também eu, em sentido de homenagem e, ao mesmo tempo, junto de Deus, implorar por aqueles que me antecederam e que conheci, e pelos quais nutro estima e admiração”, referiu, acrescentando: “Quero, de alguma maneira, usufruir do trabalho que D. Júlio, D. Armindo, D. José e D. Anacleto foram realizando. Por isso, quero colocar-me aqui, nesta Igreja peregrina. Quero servi-la na consciência de que somos Povo de Deus, peregrino e em caminhada. Ou seja, é no Povo de Deus que se despertará a missão.”

Na sua homilia, o novo Bispo da Diocese de Viana do Castelo dirigiu-se aos diocesanos com as palavras de S. Paulo: «Alegrai-vos sempre no Senhor, repito, alegrai-vos» (Fl 4,4). “Neste primeiro Domingo de Advento que nos projeta no Natal de Jesus de Nazaré, e no qual inicio o meu serviço pastoral nesta belíssima e jovem Diocese, exorto-vos a vós e a mim próprio a percorrermos o itinerário que nos leva até às fontes da alegria, que não poderão ser outras que Jesus de Nazaré, que nos revela todo o mistério do amor de Deus e a Sua ternura”, começou por dizer, afirmando que “a alegria contagia e possui uma transcendente maneira de se comunicar” e defendendo “uma nova etapa de evangelização”.

“Urge mudar os nossos paradigmas económicos, que só se corrigirão se colocarem a pessoa humana no centro das decisões”

D. João Lavrador salientou que “a missão evangelizadora da Igreja, que toca a cada batizado, exige a formação cristã capaz de capacitar os cristãos para a sua vivência comunitária alicerçada na celebração da Eucaristia e, a partir dela, saber estabelecer um diálogo sereno, convicto e frutuoso com o mundo atual”. “Numa atitude ecuménica e interconfessional, queremos caminhar em conjunto”, sublinhou, acrescentando que “a evangelização coloca a Igreja ao serviço da pessoa e da sociedade, cujo palco é o mundo concreto em que se vive”. “É o mundo familiar, profissional, associativo, de serviço público, cultural e político, a exigir de todos os cristãos, pessoalmente e de forma associada, a presença renovadora do Evangelho”, afirmou.

O prelado dirigiu ainda uma palavra “aos excluídos e marginalizados”, apelando-lhes para que gritem, de modo a despertar as consciências “tantas vezes adormecidas”. “Urge mudar os nossos paradigmas económicos, que só se corrigirão se colocarem a pessoa humana no centro das decisões e cujos projetos partam da primazia a dar aos pobres e excluídos”, referiu.

Também os jovens não foram excluídos da sua mensagem. “Estamos convosco a preparar um grande evento, a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”, disse, frisando que os jovens “não são só o futuro da sociedade e da Igreja” como “já são o seu presente”. “Convido-vos a integrardes as comunidades cristãs e a dar-lhes a força e o vigor, a renovação e a alegria que brotam do vosso entusiasmo e dinamismo do encontro com Jesus Cristo, que vos envolve no Seu Amor e conta convosco como Seus aliados para renovar a Igreja e o mundo de hoje”, acrescentou.

O Bispo Diocesano dirigiu ainda uma palavra às famílias, a todos os agentes da vida pastoral, aos sacerdotes, aos consagrados e às consagradas, e aos leigos, realçando que a Igreja presente no mundo “terá de se empenhar na verdadeira ecologia ou ecologia integral”.

No final, o Chanceler da Cúria leu o Decreto de recondução de todos os organismos diocesanos.