D. João Lavrador encontrou-se com jornalistas da região

Preparando o Dia Mundial das Comunicações Sociais, D. João Lavrador encontrou-se no passado dia 26 de maio com os jornalistas que trabalham na região do Alto Minho.

Estando disponível para responder às suas questões, reafirmou a vontade e o desejo de contar com cada um e desafiou-os a provocar a Igreja e a construir um jornalismo fundado na escuta e na verdade.

"O vosso trabalho é imprescindível. Quero estar disponível para vocês e espero poder contar convosco", afirmou, relembrando que as prioridades do trabalho jornalístico devem ser “a pessoa humana e a edificação da sociedade”, com base “na justiça, na verdade, na paz, na igualdade, no bem e no serviço, sobretudo aos mais frágeis”, tal como deixou escrito na mensagem da Comissão da Conferência Episcopal Portuguesa para as Comunicações Sociais.

Já na sexta-feira, dia 27, num evento organizado em conjunto com a Licenciatura em Comunicação Social da Universidade Católica Portuguesa, o Bispo de Viana do Castelo reforçou que a Igreja Católica tem de ir ao “encontro dos outros”, adotando uma atitude de escuta.

“A Igreja não é uma realidade à parte e não faz uma comunicação para estar à parte”, referiu D. João Lavrador na sessão comemorativa do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2022, que decorreu na sede da Universidade Católica.

O Bispo de Viana do Castelo defendeu uma comunicação feita de pessoas e para pessoas, afirmando a intenção de “integrar a Igreja nesta dinâmica”.

“Temos um caminho a percorrer em conjunto”, assumiu, destacando que “não está tudo perfeito”.