D. João Lavrador presidiu à abertura da escola de formação do MCC

O Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, acolheu a abertura da Escola de Formação do Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade, do Ano Pastoral 2024/2025.

A sessão iniciou-se com a celebração de uma Eucaristia de Ação de Graças, presidida por D. João Lavrador e concelebrada pelo Monsenhor Manuel Azevedo Vilar, Pe. Manuel Torres Lima, Pe. Paulo Norberto Alves e o Pe. Daniel Jorge Rodrigues.

Na homilia, em que se celebrava a memória de Nossa Senhora do Rosário, D. João Lavrador lembrou o tema para o primeiro ano de preparação para o Jubileu Diocesano: “Uma Igreja á maneira dos Apóstolos”. "Como é que eu sou tocado pela graça de Deus? Como é o lugar que eu ocupo dentro da Comunidade e da Igreja?", questionou, acrescentando: "Estamos a dispensarmo-nos na verdade do amor. A comunidade tem que gerar comunhão e diversidade na união".

No final da eucaristia, o Pe. Paulo Alves, adjunto do Assistente Espiritual, apresentou os temas e seus palestrantes para as nova sessões da Escola para o Ano Pastoral 2024/2025, cujo tema é: “Juntos na Missão de Evangelizar”.

A terminar, a presidente do Secretariado, Conceição Ponte, agradeceu a presença de D. João Lavrador, Sacerdotes e todos os Cursilhistas e não cursilhistas, que "esgotaram a capacidade da Capela Grande do Centro Paulo VI". Marcaram presença "praticamente todos" os Arciprestados da Diocese, com destaque para Melgaço, Monção, Valença, Arcos de Valdevez, Vila Nova de Cerveira, Caminha, Ponte de Lima, e Viana do Castelo.

A primeira sessão de escola terá lugar, no Centro Pastoral Paulo VI, no dia 28 de outubro, e tem como palestrante o Pe. Renato Costa, que apresentará o tema: “ Ensina-nos a Rezar” (Lc. 11,1) Preparação do Jubileu2025.

Todas as sessões de escola serão no Centro Pastoral Paulo VI. Uma Sessão por mês à segunda-feira, às 21h15.

Por José Borlido