D. João Lavrador presidiu à celebração de Domingo de Ramos

| Tempo de leitura: 2 min

Na celebração de Domingos de Ramos, D. João Lavrador salientou a dimensão universal da salvação e pediu que não se fique por "uma simples análise sociológica aos grandes problemas e grandes questões da humanidade, mas que cada um seja capaz de se identificar com os marginalizados e esquecidos da história".

Domingo de Ramos 2023"Não se responde às grandes questões, e daí seguem crucificações atrás de crucificações, crucificados atrás de crucificados", sublinhou. "A Humanidade precisa de ser redimida. A humanidade só será constituída por irmãos, quando identificarmos Deus como Pai", afirmou, acrescentando que a Semana Santa não pode ser "somente uma representação".

Horas depois, na procissão de passos, que percorreu as ruas da cidade de Viana, o Bispo diocesano, no sermão que dirigiu à população presente, registou "a necessidade de esclarecer a profundidade das perguntas que o sofrimento dá a conhecer". "Porque é que o nosso mundo é um mundo desigual? Porque é que a nossa sociedade é uma sociedade de refugiados, uma sociedade de carências, uma sociedade de violência?", questionou, sintetizando: “Somos uma única humanidade", sintetizou”.

Por fim, D. João Lavrador afirmou que "Jesus não fugiu às espadas que atravessam o coração humano”.