D. João Lavrador presidiu à festa diocesana da ACIES do Comitium Raínha do Apóstolos - Legião de Maria

D. João Lavrador presidiu, no passado dia 16 de abril, à Festa da Ácies do Comitium da Legião de Maria da Diocese de Viana do Castelo, que teve lugar na Igreja de S. Domingos, Paróquia de Monserrate, no Arciprestado de Viana do Castelo. A cerimónia contou ainda com a participação do Monsenhor Manuel José da Costa Azevedo Vilar, pároco da Meadela e Assistente Espiritual Diocesano, Pe. Vasco Gonçalves, Pároco de Monserrate, Pe. João Martinho Amorim, Pároco de Argela, Lanhelas, Seixas e Vilar de Mouros, e Pe. Paulo Alves, Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

Festa diocesana Legião de MariaNa homilia, D. João Lavrador centrou-se no Evangelho, colocando em ênfase a necessidade de numa vivência em comunidade na experiência da Ressurreição.  “A comunidade Cristã não é descartável e sem ela não se realiza a experiência da Ressurreição. Não se realiza Páscoa”, afirmou, salientando que “a comunidade é imprescindível”.

“Será que já fizemos a experiência do Ressuscitado? Já nos encontramos na Eucaristia, nos sinais da comunidade, na alegria, nos efeitos e na partilha? Abramo-nos à palavra de Jesus Cristo Ressuscitado e procuremos tudo que é formação como a catequese, assíduos à Eucaristia e à partilha com o irmão”, acrescentou, terminando: “A nossa missão é ser testemunho que nos vem do Evangelho, a partir deste Cristo ressuscitado. Sintamos a alegria esfusiante do Evangelho, que nos leva ao encontro do outro.”

Após a homilia, seguiu-se a renovação do Compromisso de todas as Legionárias e Legionários ativos presentes, junto da “VEXILLUM LEGIONIS”

Finda a Eucaristia, todos cantaram o “Hino da Legião de Maria” cujo refrão traduz o amor a Maria das Legionárias e Legionários: É a Virgem, a mãe legionária. É Maria, Raínha do Céu. Que nos faz ser a luz missionária, Para o mundo levar até Deus.

A festa da Ácies terminou com um lanche partilhado no Centro Paroquial de Monserrate.