D. João Lavrador presidiu à Ultreia Diocesana dos Cursilhos de Cristandade

O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade (MCC) realizou, no passado 09 de julho, a Ultreia Diocesana, encerrando as suas actividades do Ano Pastoral 2022/2023. A iniciativa, que se realizou no monte da Senhora do Crasto, em S. Romão do Neiva, foi presidida pelo Bispo D. João Lavrador e contou com a participação do reitor e cursilhista António Cunha Jorge, da Paróquia da Areosa, e da rolhista e cursilhista Amélia Rodrigues, da Paróquia de Perre, que apresentou o tema “Como Maria, Levanta-te e vai … Em missão de testemunho, no encontro com Cristo e com os irmãos”. Já o rolho místico esteve a cargo do Pe. Paulo Alves.

Ultreia Diocesana 2023A Rolhista desenvolveu o tema pondo em evidência a humildade de Maria, que teve em seu ventre Jesus e que sendo a Mãe de Deus, nunca se evidenciou. E, ao saber que sua prima Isabel estava grávida, partiu apressadamente para junto dela. Amélia Rodrigues falou ainda da maternidade de Maria e da infância e adolescência, daquela que estava predestinada para ser a mãe de Deus.

O Pe. Paulo Alves iniciou o “Rolho Místico” tendo Maria como referência e Estrela. “Maria saiu e foi ter com sua prima Isabel. Também nós temos que sair do sofá em missão missionária, como nos diz o Papa Francisco”, afirmou, salientando: “O Cursilho só será realmente dom, se o colocarmos ao serviço dos outros e aí colocarmos a render os talentos recebidos. Maria estava cheia do Espírito Santo. Precisamos estar abertos à presença do Espírito Santo.”

No uso da palavra, D. João Lavrador falou da atitude de Nossa Senhora, que está no Evangelho e que se projeta na Igreja. “A Igreja vê Maria como Mãe e testemunha de Jesus”, disse, acrescentando: “Estamos acomodados e temos que ir. O mundo está á espera. É na comunidade que Deus se revela.”

Por fim, o Bispo lembrou as conferências que vão decorrer nos dias 18 de novembro e 01 e 02 de dezembro para reflectir sobre o que o Papa Francisco pensa para a Igreja e o que se está a passar no Sínodo.

A Ultreia terminou com a celebração da Eucaristia, que foi presidida pelo D. João Lavrador e concelebrada pelo Pe. Torres Lima, assistente do MCC e Pe. José Manuel Afonso Alves, Vigário Paroquial de S. Romão do Neiva, e Pe. Manuel Correia Quintas, antigo Capelão de Santa Luzia.

Os cânticos da celebração e a logística da Ultreia estiveram a cargo do coro da Paróquia e Centro de Ultreia de S. Romão do Neiva.