D. João Lavrador presidiu ao encerramento da Escola do MCC

O Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, acolheu a sessão de encerramento da Escola do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC), que foi presidida pelo Bispo Diocesano D. João Lavrador.

Encerramento MCC 2024Estiveram presentes o Monsenhor Manuel José da Costa Azevedo Vilar, responsável pela Escola, Pe. Manuel José Torres Lima, Assistente Espiritual do Movimento, Pe. Paulo Alves a Adjunto do Assistente Espiritual e a presidente do Secretariado da MCC, Conceição Ponte.

A sessão de encerramento teve início com a celebração de uma Eucaristia de Ação de Graças, presidida por D. João Lavrador e concelebrada pelo Monsenhor Manuel Vilar, Pe. Manuel Torres Lima, Pe. Paulo Alves e Pe. Esteban Oscar Casquero.

Finda a Eucaristia, o secretário do Movimento, José Borlido, fez o balanço anual das actividades da escola, apresentando resumos “síntese” do essencial das mensagens transmitidas pelos palestrantes em cada um dos temas apresentadas, em cada uma das nove sessões de escola, realizadas ao longo do Ano Pastoral 2023/2024, que teve uma frequência média de 80 participantes por sessão.

Seguiu-se a intervenção da presidente do Secretariado, Conceição Ponte, que referiu que “a Escola é um meio de formação, aberta a todos os Diocesanos e um dos meios de perseverança para os cursilhistas”.

Informou que, no próximo ano, o primeiro de três anos de preparação para o Jubileu da Diocese em 2027, os temas da Escola, que continuará a ter uma sessão por mês, à segunda-feira, deverão centrar-se no tema geral para o Ano Pastoral 2024/2025: «Ser Comunidade à Maneira dos Apóstolos-Evangelizadora de Portas Abertas».

Por fim, lembrou a Ultreia Diocesana, que terá lugar no dia 14 de julho no Monte da Senhora da Encarnação, em Vila Nova de Cerveira, e será presidida pelo nosso Bispo D. João Lavrador.

D. João Lavrador teve palavras de apreço para com o trabalho Pastoral do Secretariado e relativamente à formação, apelou para que todos tivessem a mesma orientação. “Não vamos retirar a identidade do Movimento. Vamos refletir e dar sugestões para também chegar às paróquias”, referiu, anunciando que irá publicar uma Carta Pastoral com orientações e pistas para reflexão.

O encerramento terminou com um convívio partilhado.

José Borlido