D. João Lavrador presidiu ao encerramento do 82º Cursilho de Cristandade de senhoras

D. João lavrador presidiu, no passado dia 18 de março, ao encerramento do 82º Cursilho de senhoras da Diocese, que se realizou no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo. O evento contou com a participação de 19 novas cursilhistas, oriundas dos Arciprestados de Arcos de Valdevez, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira e Guimarães (Arquidiocese de Braga).

82º Cursilho de Senhoras, MCCA Equipa Sacerdotal foi constituída pelo Pe. José Aventino Amorim de Freitas, que foi o diretor espiritual do Cursilho, e Pe. Carlos Alberto Brito de Castro. A Equipa Leiga foi constituída por dez dirigentes do MCC (Movimento dos Cursilhos de Cristandade), tendo como Reitora Cátia de Jesus Lourenço Asseiro, de Vila Nova de Cerveira.

Cátia Asseiro, Reitora do Cursilho (coordenadora) deu início à Clausura (encerramento), dando as boas vindas a todos os presentes e referindo que o Cursilho “correu muito bem, com grande empenhamento de todos”. “As novas cursilhistas vão viver um pós-Cursilho com muito entusiasmo e empenhamento na família, na Paróquia, na comunidade e na sociedade em geral”, garantiu.

Seguiram-se os testemunhos das novas cursilhistas, que traduziram a forte vivência formativa e testemunhal no encontro íntimo com Cristo.

Já D. João Lavrador, na sua intervenção, começou por saudar toda a assembleia, que disse ser enriquecida pelas novas cursilhistas. “O novo rosto da Igreja só se dará através da transfiguração de cada um, de cada cristão, na contemplação dessa Transfiguração a partir de Jesus Cristo”, afirmou, descrevendo os três dias de formação como “grande experiência para o resto da vida de cada participante”. “A Igreja é uma comunidade de discípulos, cuja missão é transmitir a boa notícia”, referiu, terminando: “As nossas comunidades no futuro não vão ser mais as comunidades de hoje.”

O encerramento ficou marcado com a Eucaristia presidida pelo Bispo, D. João Lavrador, e concelebrada por sete sacerdotes e a assistência de um diácono.