D. João Lavrador presidiu ao encerramento do 84º Cursilho de senhoras

O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Viana do Castelo, realizou, entre os dias 13 e 16 de março, o 84º Cursilho de senhoras. O evento contou com 19 novas Cursilhistas dos Arciprestados de Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

84º Cursilho de senhorasA Clausura de encerramento teve lugar no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo, no dia 16 de março, e foi presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador, onde se reuniram, num espírito de alegria e partilha, algumas centenas de Cursilhistas, oriundas dos vários Arciprestados da Diocese.

A presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte, o Assistente Diocesano do MCC, Pe. Torres Lima, e todo o Secretariado Diocesano também marcaram presença.

A equipa sacerdotal foi constituída por Pe. Daniel Jorge da Silva Rodrigues, diretor espiritual, Pe. Joel Gomes Brito e Pe. Renato Martins Costa.

A equipa reitora foi constituída por dez senhoras dirigentes do MCC, sendo reitora do Cursilho, a presidente do Secretariado, Maria da Conceição Carvalhido da Ponte.

A reitora do Cursilho deu início à Clausura, saudando todos os presentes e referindo que cada Cursilho é “uma experiência única”.

Nos seus testemunhos, as novas Cursilhistas referiram ter tido “uma experiência única e maravilhosa”, realçado o contacto íntimo com Jesus Cristo no Sacrário, comprometendo-se a levar, e a pôr em prática, todos os ensinamentos recebidos nestes três dias, levando-os para a vida, na família, no trabalho, na Paróquia e na sociedade, em geral.

Na sua intervenção, o diretor espiritual do Cursilho referiu que, no Cursilho, sentiu-se a presença do Espírito e o amor de Deus, e realçou o espírito de alegria vivido pela Equipa Sacerdotal do Cursilho.

Já D. João Lavrador saudou todos os presentes, as novas Cursilhistas, a Equipa Sacerdotal, Equipa Leiga e a presidente do Movimento e, em jeito de ressonância, aos testemunhos das novas Cursilhistas: “Quando queremos fazer uma experiência, temos que ir à fonte”, afirmou, apelando para viver uma vida ativa no encontro com Cristo vivo, cuja missão é essencialmente o testemunho da boa notícia de que Cristo me ama.

A Clausura terminou com a celebração da Eucaristia do V Domingo da Quaresma, presidida por D. João Lavrador e concelebrada por seis sacerdotes.