D. João Lavrador presidiu ao encerramento do 86º Cursilho de Cristandade de homens

O Movimento dos Cursilhos de Cristandade realizou, de 26 a 29 de abril, o 86º Cursilho de Cristandade de Homens da Diocese de Viana do Castelo.

86º Cursilho de Cristandade de homensO encerramento do Cursilho, que teve lugar no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo, foi presidido pelo Bispo D. João Lavrador e reuniu algumas centenas de cursilhistas, oriundos dos vários Arciprestados da Diocese.

A Equipa Sacerdotal do Cursilho foi constituída pelo Pe. Eugénio Freitas da Silva, Pároco de Arão, Cristelo Covo, S. Pedro da Torre – Valença e São Paio de Vila Meã – Vila Nova de Cerveira, que foi o diretor espiritual, e pelo Pe. Fernando Gomes Loureiro, Pároco de Âncora, Dem e Freixieiro de Soutelo – Caminha.

A Equipa Leiga do Cursilho foi constituída por onze dirigentes do Movimento, sendo Reitor do Cursilho o dirigente António Alves Araújo de Refoios do Lima – Ponte de Lima.

Na clausura, D. João Lavrador salientou a necessidade de os participantes serem “fermento no meio do mundo”, destacando que a “renovação da história só se dará com pessoas apaixonadas por Cristo”.
“S. Paulo, patrono deste Movimento diz: ‘Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim. Ai de mim, se não evangelizar!’ Que bom seria que nós chegássemos a esta estatura; temos que caminhar para termos esta estatura. Para que o outro colha Evangelho em mim, sabermos narrar o que o Senhor fez por nós (...), para sermos Igreja, precisamos de formação”.