Agenda
D. João Lavrador presidiu ao encerramento do 86º Cursilho de Cristandade de homens
O Movimento dos Cursilhos de Cristandade realizou, de 26 a 29 de abril, o 86º Cursilho de Cristandade de Homens da Diocese de Viana do Castelo.
O encerramento do Cursilho, que teve lugar no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo, foi presidido pelo Bispo D. João Lavrador e reuniu algumas centenas de cursilhistas, oriundos dos vários Arciprestados da Diocese.
A Equipa Sacerdotal do Cursilho foi constituída pelo Pe. Eugénio Freitas da Silva, Pároco de Arão, Cristelo Covo, S. Pedro da Torre – Valença e São Paio de Vila Meã – Vila Nova de Cerveira, que foi o diretor espiritual, e pelo Pe. Fernando Gomes Loureiro, Pároco de Âncora, Dem e Freixieiro de Soutelo – Caminha.
A Equipa Leiga do Cursilho foi constituída por onze dirigentes do Movimento, sendo Reitor do Cursilho o dirigente António Alves Araújo de Refoios do Lima – Ponte de Lima.
Na clausura, D. João Lavrador salientou a necessidade de os participantes serem “fermento no meio do mundo”, destacando que a “renovação da história só se dará com pessoas apaixonadas por Cristo”.
“S. Paulo, patrono deste Movimento diz: ‘Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim. Ai de mim, se não evangelizar!’ Que bom seria que nós chegássemos a esta estatura; temos que caminhar para termos esta estatura. Para que o outro colha Evangelho em mim, sabermos narrar o que o Senhor fez por nós (...), para sermos Igreja, precisamos de formação”.