D. João Lavrador presidiu ao encerramento do 88º Cursilho de Homens

O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade (MCC) realizou, entre os dias 24 e 27 de abril, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, o 88º Cursilho de Cristandade de Homens. A iniciativa contou com a participação de 17 novos Cursilhistas dos Arciprestados de Melgaço, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

88º Cursilho HomensA equipa sacerdotal foi constituída pelo diretor Espiritual do Cursilho, Pe. Eugénio Freitas da Silva, Pe. José Álvaro Aguiar Correia de Sá e Pe. Esteban Oscar Casquero. Já a equipa reitora foi constituída por 11 dirigentes do MCC, sendo reitor Joaquim Carlos Almeida Miguelote, de Carreço.

O reitor do Cursilho deu início à Clausura, agradecendo a presença de todos. Seguiu-se os testemunhos dos novos Cursilhistas, que descreveram a experiência como “única e enriquecedora”, com momentos fortes intimidade com Cristo e aprofundar os conhecimentos do Evangelho. Os participantes realçaram ainda a amizade criada entre todos.

Na sua intervenção, Carlos Miguelote confidenciou que o cursilho foi “um carrocel de emoções do início ao fim”. “A Igreja está muito viva porque se sentiu na vossa Oração e na vossa entrega. Agradeço ao Senhor por todos vós. Pelos novos cursilhistas, pela Equipa Leiga e Equipa Sacerdotal e, a finalizar, contamos ainda palavras de apreço para o Pe. Esteban, que veio da Argentina e trouxe uma ar fresco do seu país”, confidenciou.

O diretor Espiritual do Cursilho, Pe. Eugénio, realçou “a intendência recebida de toda a Diocese e, de um modo particular, a recebida de quase todo o mundo”.

Já D. João Lavrador saudou os novos cursilhistas e toda a equipa, referindo o seu apreço pelo trabalho do Secretariado e todos os presentes. “Viestes viver esta experiência de Igreja. Em comunidade Diocesana. Em comunidade fundante. Já levamos mais de 2000 anos de Cristianismo e mais de 60 anos de Concílio, mas continuamos a esquecer a realidade Diocesana”, alertou, relembrando a celebração do jubileu da Diocese em 2027.  “Gostaria de vos convidar para que estejais atentos, na comunidade e neste Movimento, mas ligados à Diocese. Numa Igreja à maneira dos Apóstolos”, acrescentou, apelando: “Nós temos que ser testemunhas de Jesus Cristo para O testemunhar”.

A Clausura terminou com a celebração da Eucaristia, onde estiveram presentes a presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte, o assistente espiritual do MCC, Pe. Manuel José Torres Lima, o assistente espiritual adjunto, Pe. Paulo José Norberto Alves, o responsável pela Escola do MCC Monsenhor Manuel José da Costa Azevedo Vilar e todo o Secretariado Diocesano do MCC.