Agenda
D. João Lavrador presidiu ao encerramento do 89º. Cursilho de homens
O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade (MCC) realizou, entre os dias 29 janeiro a 1 de fevereiro, o 89º. Cursilho Cristandade de homens da Diocese, que contou com centenas de cursilhistas. O encerramento teve lugar no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI e foi presidido por D. João Lavrador.
O encerramento iniciou-se com uma breve intervenção do coordenador do Cursilho, que agradeceu a presença de todos. Seguiram-se os testemunhos dos novos Cursilhistas, que sintetizaram a sua vivência, afirmando ter sido “uma experiência única e enriquecedora”.
Por sua vez, o reitor/coordenador do Cursilho, Avelino Abreu, salientou o trabalho e a colaboração “generosa” da equipa leiga e sacerdotal que trabalhou neste Cursilho.
O diretor espiritual do Cursilho, Pe. Paulo Alves, salientou o exemplo dos leigos, o seu testemunho e empenhamento, o seu sacrifício e a sua permanente evangelização.
Já a presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte, agradeceu a presença de todos e apelou à participação dos novos Cursilhistas nas Ultreias.
Findas as intervenções, seguiu-se a celebração da Eucaristia, que foi presidida por D. João Lavrador. “Na vida de Jesus, a Sua manifestação dá-se no quotidiano. O que o Senhor nos pede é que estejamos nas coisas que fazemos no dia-a-dia”, referiu, salientando a importância da partilha dos problemas, as alegrias e as esperanças com os irmãos. “Deixai que a vossa vida contagie a dos vossos irmãos e não deixeis de alimentar este desejo de crescer ainda mais no amor a Jesus Cristo”, acrescentou.
A equipa sacerdotal foi constituída pelo Pe. José Norberto Alves, que foi o diretor espiritual do Cursilho e pelos Pe. Nuno Maria Martins dos Reis Santos e Pe. João Pedro Barbosa Santos. Já a equipa leiga foi constituída por 11 dirigentes do MCC, sendo Reitor/coordenador, o dirigente Avelino Pereira de Abreu.
Na atividade, marcaram ainda presença a presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte, o Assistente Espiritual Pe. Manuel José Torres Lima, o Assistente Espiritual Adjunto, Pe. Paulo José Norberto Alves, o responsável pela Escola do MCC, Mons. Manuel José da Costa Azevedo Vilar e todo o Secretariado Diocesano do MCC.
Por José Borlido